Search

O Que é o Mercado de Capitais | Como o Mercado de Capitais Funciona?

Primeiramente é importante falar que o Mercado de Capitais está dentro do Mercado Financeiro.

O Mercado Financeiro é subdivido em quatro partes: o Mercado de Capitais, o Mercado Monetário, o Mercado de Crédito e o Mercado de Câmbio.

O Mercado de Capitais

O Mercado de Capitais é onde ocorrem negociação de títulos de valores mobiliários. É nesse mercado, que diversas empresas utilizam para obtenção de recursos, seja emitindo títulos da dívida ou trocando participação das empresas por capital para investimentos visando o longo prazo.

O Que é o Mercado de Capitais

Dentro do Mercado de Capitais, existe o mercado acionário, nele são negociadas participações em empresas listadas em dois segmentos: o mercado primário e o secundário. No primário, existem a transferência direta de recursos para a empresa que foi ao mercado. Sendo assim, os investidores compram participação diretamente da empresa, que por sua vez, reinveste esse capital. O secundário é a negociação de ações entre investidores, sem que haja transferência direta para a empresa.

Exemplo de Mercado Primário: uma empresa pretende expandir seus negócios mas não quer se alavancar mais, dessa forma ela decide abrir o capital dela. Assim, consegue captar recursos.

Exemplo de Mercado Secundário: Joelington tem ações da Ambev compradas no mercado primário, ou seja, comprou diretamente da Ambev e opta por vende-las para um terceiro no mercado secundário.

Lembrando que isso tudo ocorre dentro do chamado Mercado de Capitais.

Os Outros Mercados

O Mercado Monetário é aquele que faz financiamentos de curto prazo lastreados em títulos públicos ou em certificado de depósitos tais como o CDB e o CDI.

O Mercado Cambial, como o próprio nome diz é o mercado que envolve negociações de moedas estrangeiras. Atualmente o Brasil atua sobre o regime de taxa de cambio flutuante que funciona de acordo com a lei da oferta e da demanda.

O Mercado de Crédito que visa sanar necessidades de curto e médio prazo de empresas e pessoas. Vale citar que os agentes que concedem empréstimos devem analisar os riscos de crédito como por exemplo, a inadimplência. Além disso, o Banco Central, determina o Índice de Basileia (ou liquidez) mínimo que os Bancos devem ter e a Central de Risco de Crédito (CRC), que diz respeito a diversas questões relacionadas ao risco de instituições financeiras e do sistema financeiro.

Ajudou? Se sim segue la no Instagram para ficar atualizado de todas as novidade do Investidor Sem Grife!

Facebook
Twitter
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscreva-se para receber avisos e notícias sobre o Mercado Financeiro

Não quer perder nenhum post? Inscreva-se para receber avisos e notícias sobre o Mercado Financeiro

Investimentos

Como usar a inteligência artificial nos investimentos em 2025?

A inteligência artificial (IA), que antes parecia coisa de ficção científica, agora está tomando decisões de investimento de milhões de

Educação Financeira

Como economizar na compra de móveis para sua casa: estratégias inteligentes

Antes de adquirir novos móveis, um planejamento financeiro detalhado e uma pesquisa criteriosa de preços são essenciais. Essas estratégias

Empreendedorismo

Como ganhar dinheiro pela internet? 19 formas fáceis

Muitas pessoas buscam diariamente por dicas de como ganhar dinheiro pela internet, mas é bem verdade também que elas acabam não saindo da mesmice.

Educação Financeira

Planilha de Controle Financeiro Pessoal Gratuita: As Melhores (Definitivo)

O uso da planilha de excel para gerenciamento das finanças permite uma visualização clara do estado atual e projeções futuras do orçamento

Reflexões e Livros

Resumo Pai Rico, Pai Pobre (Completo)

A busca pela riqueza muitas vezes é compreendida como um desejo simples de acumular mais dinheiro. Entretanto, há componentes mais complexos

Investidor Sem Grife

A História da Família Rothschild

Por trás das cortinas da história, existem nomes que sussurramos com respeito e mistério. Um desses nomes é Rothschild. De raízes modestas para