Search

Diversificação: O Que é e Como Fazer?

O que é Diversificação

Com certeza você já ouviu falar o termo “não coloque todos os ovos na mesma cesta”. Essa expressão famosa, que serve para diversas áreas da vida, também se aplica aos investimentos.

Outro ponto importante é que não importa quanto dinheiro você tenha, diversificar também pode ser útil na construção de um portfólio sólido.

Diversificação: O Que é e Como Fazer

Essa frase, no mundo dos investimentos diz respeito sobre a diversificação. A diversificação, como o próprio nome diz é o investimento desconcentrado, em mais de um tipo de aplicação.

Exemplo1: uma pessoa decide comprar ações com um percentual do patrimônio que ela entende que seja coerente com o risco que ela quer tomar. Obviamente que essa pessoa não vai simplesmente comprar todo o capital destinado para renda renda variável em apenas uma ação, ela vai escolher uma carteira de ações.

Exemplo2: a pessoa tem pouca tolerância ao risco e gosta apenas de reter seu dinheiro em renda fixa. Vale a pena essa pessoa diversificar seus investimentos em renda fixa. Um pouco em CDB, outro tanto em títulos do tesouro, um pouco de LCI e por ai vai.

Porque Devo Diversificar?

Mas ai vem a grande questão, que muitos de vocês devem estar se perguntando: porque eu devo fazer isso?

É simples, ninguém consegue ter certeza do futuro, muito menos levar em consideração todos os riscos envolvidos em uma empresa na hora de analisá-la. Existem diversas questões em pauta que podem surgir do nada e prejudicar muito o andamento da companhia. E normalmente são assuntos não recorrentes dos quais o investidor não tem controle nenhum.

Podemos citar como exemplo o caso da CVC no ano de 2019 e início de 2020 quando suas ações caíram mais de 70% por alguns fatos que fogem totalmente do controle e da análise do investidor como a falência da Avianca, a mancha de petróleo no Nordeste, o corona vírus e os erros no balanço da empresa.

Esse é um clássico evento que é impossível ter certeza do futuro e que seria muita arrogância sua como investidor, ter certeza sobre o caminho de uma ação. Porque mesmo se você tiver essa certeza, você estaria errado.

Em um texto divulgado pela Oaktree Capital, gestora de Howard Marks ele afirma que uma da principais habilidades na hora de analisar empresas é: “aceitar que não é possível saber o que o futuro nos reserva”

Críticos da Diversificação

As pessoas adoram falar que o Buffett é averso a diversificação, principalmente pelas seguintes frases que teoricamente ele já disse:

“Diversificação é uma proteção contra a ignorância.” e “Diversificação pode preservar a riqueza mas a concentração cria riqueza”.

O primeiro ponto disso é que o gênio Warren Buffett já disse diversas frases, ele tem 89 anos de idade. O segundo é que a carteira dele atualmente via Berkshire Hathaway é composta de 47 empresas no fim de 2019. Tudo bem que existe uma concentração de 69% das 5 maiores posições, o que faz que ele tenha um estilo concentrado de gestão perante outros gestores mas não chega a ir de encontro com as frases anteriormente citadas.

Talvez a parte da vida de Warren Buffett que ele menos diversificou foi quando colocou mais de 60% de suas reservas em Geico, uma empresa de seguros.

E mais importante, mesmo que ele não diversificasse, ele é o maior investidor de todos os tempos. É uma excessão a regra. Dito isto, riqueza se faz não perdendo dinheiro, como o próprio Buffett gosta de falar.

Assim, é muito importante que você concentre-se não apenas em ganhos estratosféricos mas principalmente em não perder dinheiro.

– EBOOK GRATUITO PARA VOCÊ COMEÇAR A INVESTIR COMO OS MAIORES INVESTIDORES DO MUNDO

Ajudou? Se sim segue la no Instagram para ficar atualizado de todas as novidade do Investidor Sem Grife!

Facebook
Twitter
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscreva-se para receber avisos e notícias sobre o Mercado Financeiro

Não quer perder nenhum post? Inscreva-se para receber avisos e notícias sobre o Mercado Financeiro

Educação Financeira

Como economizar na compra de móveis para sua casa: estratégias inteligentes

Antes de adquirir novos móveis, um planejamento financeiro detalhado e uma pesquisa criteriosa de preços são essenciais. Essas estratégias

Educação Financeira

Planilha de Controle Financeiro Pessoal Gratuita: As Melhores (Definitivo)

O uso da planilha de excel para gerenciamento das finanças permite uma visualização clara do estado atual e projeções futuras do orçamento

Reflexões e Livros

Resumo Pai Rico, Pai Pobre (Completo)

A busca pela riqueza muitas vezes é compreendida como um desejo simples de acumular mais dinheiro. Entretanto, há componentes mais complexos

Investidor Sem Grife

A História da Família Rothschild

Por trás das cortinas da história, existem nomes que sussurramos com respeito e mistério. Um desses nomes é Rothschild. De raízes modestas para

Educação Financeira

Controle Financeiro Pessoal: Dicas para Organizar suas Finanças

Ao longo da vida, é essencial aprender a organizar as finanças pessoais para garantir a segurança financeira e alcançar os objetivos de longo

Educação Financeira

Notion Para Finanças: como fazer um controle financeiro eficiente?

Gerenciar finanças pessoais ou empresariais eficientemente é crucial em um mundo cada vez mais digitalizado. A chave para um controle financeiro