Search

Desvendando Mágicas: A Verdade Sobre a Lei da Atração. Ela funciona?

Vou te dar 10 segundos para você pensar em algo que você quer ter,  pode ser qualquer coisa. Pensa em você dirigindo um carro na estrada e imaginando tudo que você queria ter e ainda não tem.

Pode ser bens materiais ou não, vale qualquer coisa.

E aí? Pensou?

Bom, você pode ter tudo isso que você imaginou e não precisa ganhar na Mega Sena nem que aconteça um milagre na sua vida para conseguir. Na verdade, basta…. acreditar.

Ao menos é isso que dizem os escritores e especialistas na chamada lei da atração.

Talvez você já tenha ouvido , ou até você mesmo já pode ter falado a expressão “Atraímos aquilo que pensamos” para encorajar e incentivar alguém, não é mesmo?

Mas afinal, o que é a lei da atração? Como ela funciona? Se funciona, porque ela funciona? Ela existe mesmo? e se existe, Como pratica-la? O que a ciência acha sobre ela?

Essas são algumas das perguntas que eu vou te responder hoje.

Para chegar nessa resposta, foi necessário bastante pesquisa, estudo e aprofundamento sobre o assunto. Por isso, ao final desse vídeo você vai realmente entender tudo sobre a lei da atração, e saber como e se você deve tentar utilizá-la para mudar de vida, vamos lá!

A Lei da Atração

A Lei da Atração pode ser vista de diferentes formas por diferentes pessoas, mas o seu conceito básico gira em torno da energia. Basicamente, a lei da atração é uma força capaz de influenciar a realidade em que vivemos através dos nossos pensamentos,

ou seja, a forma que utilizamos a nossa mente para pensar sobre algo, a intensidade e emoção que colocamos em pensamentos sobre uma ‘questão específica poderia ter essa força de influenciar totalmente a nossa realidade.

A crença é baseada na ideia de que as pessoas e seus pensamentos são feitos de energia e que essa energia pode atrair mais energia, permitindo assim que as pessoas melhorem sua saúde, riqueza ou relacionamentos pessoais.

A lei da atração atualmente é amplamente considerada pseudociência e falaremos sobre isso no decorrer do vídeo.

Mas, na visão dos maiores escritores sobre o assunto, a lei da atração está longe de ser uma pseudociência ou uma fraude.

Segundo eles, é sim verdade que pensar positivo é uma forma de atrair coisas boas para sua realidade.

Nessa perspectiva, de fato aquela famosa frase “Atraímos aquilo que pensamos” tem total sentido.

Mas, calma! Vamos nos aprofundar muito mais nesse assunto pra entender de verdade e chegarmos a conclusão se a lei da atração realmente existe e se funciona dessa forma.

Inicialmente, o termo lei da atração foi exposto pelo físico e matemático Isaac Newton, em 1682, conhecido como Lei da Atração ou Lei da Gravitação Universal.

Contudo, o surgimento desse conceito no sentido que estamos tratando agora começou a ser descrito formalmente na literatura no início do século 19, pelos autores da linha do movimento do Novo Pensamento e da Teosofia (Teosofia = quer dizer “sabedoria dos deuses” ou “sabedoria das coisas divinas”)

Um desses pensadores foi Phineas Quimby que Embora nunca tenha usado as palavras “Lei da Atração”, explicou o que ela era em uma declaração que captou o conceito aplicado ao campo da saúde e deu origem a essa linha de pensamento:

“O problema está na mente, pois o corpo é apenas a casa para a mente habitar, e atribuímos um valor a ela de acordo com seu valor. Portanto, se sua mente foi enganada por algum inimigo invisível em uma crença, você a colocou na forma de uma doença, com ou sem seu conhecimento. Pela minha teoria ou verdade, entro em contato com seu inimigo e restauro sua saúde e felicidade. Isso eu faço em parte mentalmente e em parte falando até corrigir as impressões erradas e estabelecer a Verdade, e a Verdade é a cura”.

Já no século 20 houve um aumento no interesse pelo assunto com muitos livros sendo escritos, entre os quais dois dos livros mais vendidos de todos os tempos; Pense e Enriqueça (1937) de Napoleon Hill, O Poder do Pensamento Positivo (1952) de Norman Vincent Peale.

O Livro “O Segredo”

E todo esse assunto sobre a lei da atração ganhou ainda mais destaque recenemente, em 2006, após o lançamento do livro “ O Segredo”.

As pessoas ficaram mais interessadas no assunto pois o livro traz frases reflexivas e fortes sobre a Lei da Atração, como por exemplo: “ As pessoas que atraíram riquezas para suas vidas usaram “O Segredo”, consciente ou inconscientemente”.

O livro afirma que pessoas que tiveram muito sucesso e fartura financeira, trabalharam as suas mentes de forma que a única coisa que pensem sobre aquilo seja seu objetivo final, evitando assim atrair acontecimentos negativo.

Segundo o livro, abre aspas “Os pensamentos dessas pessoas de sucesso eram predominantemente sobre riqueza, consequentemente, chegaram a riqueza.

Em seu livro, Rhonda Byrne enfatizou pensar sobre o que cada pessoa quer obter, mas também aprofundar o pensamento com o máximo de emoção possível.

Ela afirma que a combinação de pensamento e sentimento é o que atrai o desejo.

Além disso, para deixar de forma mais didática, o livro traz o pensamento de John Assarf que afirma: “Para mim, a forma mais simples de entender a lei da atração é me imaginar como um ímã. E eu sei que um ímã vai exercer a tração.”

Com base nisso, o livro ‘O Segredo’ aponta que a realidade reage a seus pensamentos, não importa quais sejam eles.

Logo, você seria o ímã mais poderoso do universo, pois tem a força e o poder de magnetizar dentro de si, através dos seus pensamentos qualquer coisa.

Se você pensa positivamente, isso terá um impacto na própria realidade mas o contrario também é verdade. Se você sempre está pensando no pior, isso também pode te afetar diretamente e não apenas nos pensamentos.

Contudo, Escrevendo para a revista cientifica Skeptical Inquiry, Mary Carmichael e Ben Radford escreveram que “nem o filme nem o livro têm qualquer base na realidade científica”, e que sua premissa contém “um lado feio: se você tiver um acidente ou doença, é sua culpa”

já que se você atrai o que pensa e deseja, se você ficar doente você teria atraído aquilo também.

Caso você queira conferir o livro, vou deixar um link aqui:

Eu pessoalmente, ao ler esse livro para produzir esse vídeo percebi um ponto muito marcante dele que é a escrita persuasiva, ele é quase um texto de vendas e tudo ali é feito para que você compre a ideia, então está um pouco coberto de sensacionalismo mas é muito convincente de fato.

Caso não queira ler, o livro também tem sua versão no formato de documentário publicado também em 2006.

Arquétipos e a Lei da Atração

E Essa atração que estamos falando em força de pensamento tem muito a ver com os chamados Arquétipos.

Você já ouviu falar em arquétipos? Então, os arquétipos são muito complexos para serem explicados como tema secundário e precisaríamos de um vídeo somente sobre isso, mas, pra te mostrar o quão forte a nossa mente é, vou te explicar de forma simples.

Veja só: Os arquétipos são como uma espécie de ‘modelos’ que nós temos inseridos na nossa memória.

Mas, como assim? Nós identificamos as características das pessoas, de acordo com o que a nossa memória tem idealizado dela. Para ser mais específico e entender do que estou falando, vou te dar um exemplo:

Os animais podem ser compreendidas como figuras arquetípicas e nós vamos “configurando” eles de acordo com as imagens que ele nos representa.

Como por exemplo: um leão, nós automaticamente o vinculamos como o rei da selva. Isso porque aquela imagem é representada daquela forma pra gente.

E perceba que isso independe muito da cultura ou localização da pessoa e sim do simples fato dela ser um ser humano e ter dentro dela essa imagem primitiva presente dentro do seu inconsciente.

Pegou a ideia?

O psiquiatra Carl Jung percebeu através de muitos estudos e observações, que existe essa estrutura semelhante dentro de nós.

Mas, você deve tá se perguntando como o arquétipo pode entrar nesse assunto da lei da atração? Pois bem, eu te explico.

Segundo alguns pensadores da lei da atração os arquétipos podem ser de certa forma ‘ativados com o poder da mente”.

Então, se você pegar uma figura que tenha essa estrutura semelhante em relação a essas imagens que já são inerentes a existência humana, é possível ativar aquele arquétipo, você irá começar a internalizar o que as atitudes daquela pessoa representam para você.

 Cada arquétipo te faz refletir sobre uma determinada personalidade.

Ou seja, você se conecta com a energia daquilo, seja um animal, seja uma pessoa, seja um ser mitológico você acabaria absorvendo características daquilo de tanto que aquela imagem fica “presa” na sua mente.

O que acontece aqui na relação dos arquétipos com a lei da atração é que Você supostamente usaria essa atração mental para absorver aquele arquétipo que acabaria por refletir nas suas atitudes e que por sua vez teria um impacto nos desfechos da sua vida

Essa seria uma explicação para a lei da atração sob a perspectiva dos arquétipos.

Como praticar a Lei da Atração?

E agora que você está começando a compreender a importância que os defensores da lei da atração dão para a sua mente.

Como você percebeu, para os praticantes, utilizando sessa perspectiva você pode ser capaz até de absorver ideais de determinadas figuras.

Mas para ser capaz de usar o poder da sua mente e atribuir coisas positivas que podem te ajudar, é necessário entender como de fato dizem ser possível tirar proveito disso. Por isso, continua comigo que vou te mostrar agora mesmo o que os defensores da lei da atração recomendam que você faça para atingir seus objetivos.

Pois bem, agora você precisa saber que diferentemente do que uma pessoa de fora pode pensar, a lei da atração não é tida pelos seus praticantes como algo que se utiliza da maneira que você bem entender.

No próprio livro “o segredo” é bem especificado que para conseguir assimilar toda a proporção e entrar em sintonia com a sua mente e universo, é preciso que você primeiramente seja específico com os seus desejos.

O que você realmente quer? Segundo a teoria isso precisa estar bem definido na sua mente.

E com isso, você deve começar a entrar neste mundo, usando a tal força da mente.

Segundo os especialistas no assunto, é importante evitar o termo “quero” e usar outras palavras como “permito, escolho e manifesto”

A forma correta de falar sobre coisas nas quais você realmente tem desejo e sonha  seria: “Eu escolho que tal coisa vai funcionar com enorme sucesso”. ou até mesmo já agradecendo pelo que você ainda nao tem. “sou muito grato pelo jaguar que tenho na minha garagem”

Ou seja, assim, mesmo que essa lei não seja comprovada, você passaria no mínimo a ser uma pessoa com a mente mais clara, o que além de tudo, influencia nas suas atitudes e desejos diários.

Outra questão que muitos apoiadores da lei da atração defendem que pode influenciar muito no seu processo de coesão com a realidade para alcançar seus objetivos é a adoção de mantras.

Os mantras são repetições que nós fazemos durante o dia a dia e que devem influenciar de forma positiva na realidade pois é um reforço daquilo que já vai estar claro na sua mente.

Um mantra famoso é repetir frases que tem a ver com seu propósito como por exemplo:  ‘A abundância entra na minha vida de maneiras surpreendentes e milagrosas.’

No caso desse Mantra ele ficou famoso por ser utilizado por uma das maiores defensoras da lei da atração, a apresentadora americana Oprah

Pelos os relatos, o mais importante em ter os mantras presentes no dia a dia é que a afirmação diária de palavras positivas sobre algo que a sua mente já tem definido como o seu maior desejo, fazendo com que o seu sonho se torne algo mais possível.

Mas é claro que até os mais fervorosos fãs da lei da atração dizem que somente o sonho não faz acontecer como uma mágica, é preciso ter ação mediante as suas afirmações. Seu sonho deveria então ser acompanhado de ações para realizá-los.

Mas isso é um “porém muito importante” afinal de contas, esse asterisco muda tudo. Nem tudo é só sobre a energia do pensamento…

Mas calma que existe sim a parte da lei da atração que até a ciência concorda e vamos discutir isso daqui a pouco.

O PEDIDO

Mas antes  para você terminar de compreender de fato o que é a lei da atração, vamos conversar sobre o pedido. Vamos entender de vez como que você deveria colocar em prática essa lei da atração.

Antes de tudo a parte principal é: a programação da mente.

A mente deve estar preparada para alcançar aquele objetivo. E caso exista uma pontinha dizendo que aquilo pode não dar certo, transforme aquilo em força para seja possível.

É necessário praticar a visualização dos desejos de forma que aquilo pareça o mais real possível, isso porque é muito importante que você esteja mentalmente preparado para acreditar em todas as palavras que saem da sua boca, é necessário que aquilo realmente seja uma afirmação.

Na hora de definir seus objetivos, o que não deve ser feito é criar aquelas armadilhas mentais de limitação onde algo que nem começou já está se tornando duvidoso ou gerando um pensamento como: “Ah, isso nunca vai acontecer comigo”

Segundo a lei, algo que não está sendo nem considerado por você, não merece a sua energia e esforços naquilo, por isso, esclareça muito bem quais são os seus desejos.

Imagine uma entrevista de emprego, se você chega confiante, pensando positivo e atraindo coisas boas naqueles pensamentos, as pessoas ao seu redor vão acreditar naquilo. Certo?

Então. Agora imagine que você chega nessa mesma entrevista, com medo, se sentindo despreparado, com vergonha e medo de falar com as pessoas.

automaticamente, tudo aquilo que se passa na sua mente, será fácil de ser lido pelas pessoas.

Outro ritual considerado muito importante para criar metas é  escrever no papel quais são os seus planos para fazer aquilo acontecer, montar estratégias, e assim, diariamente, fazer com que aquilo ali aconteça.

Algumas pessoas famosas como por exemplo a Anitta e o Neymar já falaram em entrevista que utilizaram de pensamentos positivos a seu favor para chegarem onde chegaram olha só:

A Lei da Atração e a Ciência

Mas, certo, já vimos todo o suposto funcionamento da lei da atração e teorias sobre elas com apoios de livros sobre o assunto.

Mas, você pode tá se perguntando, e a ciência? O que a ciência diz sobre isso, não é meio fantasioso?

Sendo estritamente cientifico e cartesiano: sim. Poderíamos concluir que a lei da atração é uma grande falácia;

O físico Ali Alousi, por exemplo, disse que a lei da atração não é mensurável logo, também não é científico

Ele também questionou a probabilidade que pensamentos possam afetar algo além dela mesma;

Já a Associated Press também escreveu que “alguns profissionais médicos sugerem que este pensamento pode levar a uma mentalidade de ‘culpar-a-vítima’, e ser realmente perigoso para pessoas que sofram de doenças sérias ou desordens mentais”

Segundo Adilson José da Silva, professor do Instituto de Física da USP, em entrevista para a revista Superinteressante, a Lei da Atração, que diz que os pensamentos criam campos energéticos à nossa volta, nunca foi comprovada por nenhuma pesquisa.

https://super.abril.com.br/historia/pensamento-positivo/#:~:text=De%20acordo%20com%20esse%20racioc%C3%ADnio,Byrne%2C%20causa%20o%20efeito%20inverso

Para o físico Ernesto Kemp, professor do Instituto de Física da Unicamp, isso tudo está mais relacionado aos estudos da psicologia humana do que à física:

“É verdade que, no cérebro humano, ocorrem estímulos elétricos o tempo todo. Mas os pulsos elétricos liberados durante as sinapses são tão fracos que a probabilidade de o campo eletromagnético que você está gerando com suas sinapses interagir com o de outras pessoas é nula”, diz.

A verdade é que a ciência não tem uma visão mística sobre as relações humanas, ou seja, a ciência não tem uma comprovação sobre a lei da atração, mas, alguns estudos e psicólogos possuem pontos de vista sobre eles.

Por exemplo, um conceito muito importante na neuropsicologia é o da neuroplasticidade que é a capacidade que o cérebro tem de se reprogramar.

Ou seja, sabemos que no campo da ciência, a reprogramação mental é sim possível. Mas, por exemplo, será que é possível fingir ser confiante e de fato, acabar sendo?

Então, de acordo com o estudo da psicóloga Amy Cuddy, o nosso corpo e a nossa postura podem alterar ao mesmo tempo os nossos pensamentos e os hormônios.

Isso quer dizer que, se você ficar com uma postura pra baixo e o semblante triste, mesmo que você naquele momento não esteja com esse sentimento, alguns minutos depois você vai ficar exatamente com aquele sentimento e os seus pensamentos estarão voltados para o lado negativo.

Outra ponto importante de ser citado são os experimentos sobre a automatização de comportamentos sociais feitos pelo psicólogo John Bargh, da Universidade de Nova York,

Esses experimentos revelaram com qual frequência julgamos pessoas com base em estereótipos dos quais não temos consciência e que depois dessa identificação não conseguimos deixar de agir com base nesses estereótipos.

Segundo a pesquisa, Também tendemos a acreditar nos estereótipos relativos a grupos sociais dos quais consideramos que fazemos parte.

Não entendeu? Vamos para um exemplo para entender como e se a lei da atração funciona com evidências cientificas.

Em um estudo, Bargh pediu a um grupo de pessoas que organizasse palavras relacionadas à velhice, como Flórida (onde vivem muitos aposentados americanos), impotente e enrugado.

Depois disso, eles caminharam por um corredor, andando bem mais devagar que os membros de um grupo que tinham organizado palavras não relacionadas à idade.

Bargh obteve os mesmos resultados em dois outros estudos comparáveis em que eram aplicados estereótipos baseados em raça e cortesia.

Indiretamente, esse estudo nos dá alguns indícios dos motivos da lei da atração representar uma verdade para muitas pessoas.

Pensa bem, se a gente faz nossa mente acreditar em algo, a gente acaba agindo de acordo com esse pensamento, o que em ultima instancia acaba aumentando nossas chances de tornar sonhos em realidade.

Mas, sabendo disso, é claro que você vai utilizar isso para o lado positivo, cientificamente, confiar e acreditar que é possível chegar em algum lugar, aumenta sua chance de de fato chegar lá,

e não simplesmente porque você pensou mas porque esse pensamento pode te impulsionar na hora de executar.

E é justamente a execução que faz você transformar sonhos e desejos em realidade

Quem comprova isso é a psicóloga Carol Dweck que afirma que pessoas que acreditam que podem alcançar qualquer objetivo, possuem mais chances de sucesso em TODAS as áreas da sua vida.

Os defensores, por sua vez, acreditam que mesmo  cientificamente falando, isso é sim possível.

A base para eles é que considerando que todo ser humano é feito de átomos e consequentemente de energia.

Por isso, para eles a ciência demonstra que é possível através das leis físicas a observação e quantificação de alguns campos.

Inclusive costumam citar a famosa frase de Eistein:

“Tudo é energia e isso é tudo o que há. Sintonize a realidade que você deseja e inevitavelmente essa é a realidade que você terá. Não tem como ser diferente. Isso não é filosofia. É física.”

Lei da atração e o Novo Pensamento

A lei da atração também é tida como um dos principais pilares do novo pensamento, que é um movimento espiritual com origem nos estados unidos que tem uma ênfase grande em crenças metafísicas

Os autores do Novo Pensamento costumam citar certos versículos da Bíblia no contexto da lei da atração. Um exemplo é Marcos 11:24: “Por isso vos digo que tudo o que pedirdes em oração, crede que o recebeis, e será vosso.”

Contudo, a igreja católica e outras vertentes do cristianismo consideram o novo pensamento uma crença secular, portanto, sem o apoio ou endosso do cristianismo de forma geral.

Mentiras da Lei da Atração

Agora, tendo em vista todo esse lado científico, vamos juntos fazer uma breve reflexão sobre tudo que vimos e conferir sobre algumas farsas da lei da atração, até porque uma delas pode ser um questionamento seu.

As acusações de farsas em relação a atração normalmente se referem principalmente a mitologia e a psudociencia.

Crítica 1

Para alguns, a lei da atração é vista como algo onde somente pensando, você consegue alcançar todos os seus objetivos. E de fato logo de cara, temos um questionamento valido: “ah, ta bom, conta outra piada aí”

Claro que não basta só pensar.

Não acontece dessa forma e até os defensores tentam acrescentar alguns passos para que a lei realmente funcione.

Para eles, você precisa pedir da maneira certa, depois realmente acreditar e só depois receber.

Ao meu ver, a principal característica de quem defende a lei da atração é justamente enfatizar muito a questão do pensamento já que acreditando de verdade você acaba aumentando suas chances de acreditar e colocar aquilo em prática.

Mas não, nem eu nem a maioria das pessoas acreditam nisso de que ao pensar nu e cru você aumenta suas chances. É basicamente uma consequência de você começar a executar porque de fato você acreditou que era possível.

Crítica 2

Outra vertente crítica da lei da atração é que se as coisas na sua vida não estiverem dando certo, você está fazendo algo errado com a lei da da atração ou então ela não funciona.. e sim… devo concordar. Se é tão simples, deveria funcionar com todo mundo.

A lei da atração sem um estudo mais aprofundado e cientifico é simplesmente senso comum, é mentira.

Mas como já expliquei,  a lei da atração é tida como verdade simplesmente porque as pessoas que acreditam em algo vão lá e fazem algo a respeito disso aumentando assim suas chances de sucesso.

No fundo o que os defensores da lei da atração não admitem por completo é que o pensamento por si só não muda nada.

Apesar deles dizerem que é impossível controlar todos os pensamentos que temos: no livro e no documentário “o segredo” eles chegam a dizer que o mais importante são as emoções pois elas sim vão dar um norte correto para seus pensamentos.

De qualquer forma, pra fazer um contraponto, tenho que falar que eles tem razão em não admitir isso porque ao dizer que o pensamento em si não muda nada, suas chances de acreditar de fato no que você pensa e sonha diminuem.

Então sim, o segredo está no pensamento e no controle das suas emoções porque é esse conjunto que vai te dar a força para colocar em prática seus sonhos.

A Lei da Atração e a Ansiedade

E outro fator que pode te atrapalhar a ter sucesso, sem dúvida nenhuma, é a ansiedade.

Ficar com a mente bagunçada questionando quando e se algo vai acontecer, sem ter a paciência e disciplina de pensar de forma saudável sobre aquele determinado sonho, pode fazer a sua mente ficar muito bagunçada e cansada.

Por isso, evite a ansiedade. Comece a trabalhar esse ponto em você o quanto antes, ajuste isso antes de começar a ir atrás do resto.

Mesmo que seja algo muito difícil de controlar e que por muitas vezes pareça impossível, você é capaz de programar a sua mente, isso é a ciência e fruto da neuroplastia que já comentamos.

É possível sim melhorar muito o seu nível de ansiedade.

Opinião: A lei da atração funciona?

Bom gente, eu passei 2 meses estudando a lei da atração, as críticas, os relatos de quem acredita, a visão de cientistas, físicos e psicólogos  e eu tenho uma conclusão pessoal que não necessariamente representa a verdade absoluta, obviamente.

Eu Acredito que existem muitas questões válidas na lei da atração.

Por exemplo, a forma de encarar o mundo sabendo da importância de você manter bons sentimentos e pensamentos mesmo na adversidade, entender o papel dos seus pensamentos na construção de quem você é e quem você vai ser,

A também imensa importância de sentir-se bem consigo mesmo e por fim, da forma com que você lida com os problemas da vida.

Tudo isso atrelado a gratidão genuína é algo que eu considero muito importante na construção de uma vida saudável mentalmente e estão amplamente presentes nos ensinamentos dos defensores da lei da atração.

Contudo, eu tenho várias outras objeções.

A primeira é que como filosofia de vida, existem diversas outras que possuem todo esse lado positivo, mas muito mais completa e com uma base muito mais robusta. Podemos citar como exemplo o próprio cristianismo.

A segunda é que realmente, a lei da atração se vende como algo cientifico sendo que na verdade é um consenso na comunidade cientifica que de ciência isso não tem nada.

Verdade, muitos cientistas, físicos, químicos admitem que podem ter diversos efeitos colaterais positivos de você seguir a lei da atração, mas não existe nenhuma comprovação da consequência direta

Além do mais, a simplicidade com a qual os especialistas falam do tema pode levar a conclusões que aí sim, definitivamente não são verdadeiras.

Mas me conta, E ai? Você acredita no poder da lei da atração? Acha que isso pode começar a mudar a sua vida ou assim como eu, entende que alguns ensinamentos são válidos mas não vê nenhuma correlação direta? Comenta aqui embaixo!

Bônus

Bom gente, pra você que não me conhece ainda eu sou o Gustavo, sou certificado como especialista e investimentos, escritor do livro fundamentalmente e criei esse Canal e Blog pra levar educação financeira e conteúdos de valor sobre empreendedorismo e mindset para você

Segue link para download gratuito do meu mais novo e-book para você não cair nas armadilhas do mercado.

Gostou? Se sim, segue lá no Instagram e se inscreve no canal do Youtube para ficar atualizado de todas as novidade do Investidor Sem Grife!

Para baixar GRATUITAMENTE meu mais novo ebook sobre investimentos e não cair nas armadilhas do mercado clique aqui.

Para receber em primeira mão informações sobre meu livro clique aqui.

Facebook
Twitter
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscreva-se para receber avisos e notícias sobre o Mercado Financeiro

Não quer perder nenhum post? Inscreva-se para receber avisos e notícias sobre o Mercado Financeiro

Educação Financeira

Como economizar na compra de móveis para sua casa: estratégias inteligentes

Antes de adquirir novos móveis, um planejamento financeiro detalhado e uma pesquisa criteriosa de preços são essenciais. Essas estratégias

Educação Financeira

Planilha de Controle Financeiro Pessoal Gratuita: As Melhores (Definitivo)

O uso da planilha de excel para gerenciamento das finanças permite uma visualização clara do estado atual e projeções futuras do orçamento

Reflexões e Livros

Resumo Pai Rico, Pai Pobre (Completo)

A busca pela riqueza muitas vezes é compreendida como um desejo simples de acumular mais dinheiro. Entretanto, há componentes mais complexos

Investidor Sem Grife

A História da Família Rothschild

Por trás das cortinas da história, existem nomes que sussurramos com respeito e mistério. Um desses nomes é Rothschild. De raízes modestas para

Educação Financeira

Controle Financeiro Pessoal: Dicas para Organizar suas Finanças

Ao longo da vida, é essencial aprender a organizar as finanças pessoais para garantir a segurança financeira e alcançar os objetivos de longo

Educação Financeira

Notion Para Finanças: como fazer um controle financeiro eficiente?

Gerenciar finanças pessoais ou empresariais eficientemente é crucial em um mundo cada vez mais digitalizado. A chave para um controle financeiro