Search

Curiosidades que Você Não Sabia Sobre Série Peaky Blinders

Peaky Blinders é sem dúvida um dos dramas de época mais cativantes dos últimos anos. A vida da família Shelby, seus negócios ilícitos e os princípios um tanto questionáveis do líder do grupo Thomas “Tommy” Shelby, conseguem capturar o espectador e colá-lo na tela a cada episódio e temporada. Vamos descobrir algumas curiosidades sobre a série Peaky Blinders?

Criado por Steven Knight ( Locke, Taboo ), Peaky Blinders se passa em Birmingham após a Primeira Guerra Mundial e conta o cotidiano da família Shelby, cujo chefe da família Tommy (interpretado por Cillian Murphy) é também o chefe da gangue Peaky Blinders quem comanda a cidade em um período muito difícil do ponto de vista histórico e econômico.

Curiosidades sobre peaky blinders: coisas que você não sabe sobre a série de tv britânica peaky blinders

Helen mccrory foi inspirada por ozzy osbourne

Uma das características mais proeminentes e distintas dos Peaky Blinders é o sotaque de Birmingham.
A atriz que interpreta Polly ou Helen McCrory agradeceu publicamente a John Michael “Ozzy” Osbourne, cantor, compositor e ator britânico, que ficou famoso com o Black Sabbath e depois como solista, como fonte de inspiração no estudo da cadência e da aceitação exigida para a função.

As filmagens não foram feitas em Birmingham

Sim, a série de TV que deveria se passar em Birmingham não foi filmada nesta cidade. A maior parte das filmagens foi feita em Toxeth, Liverpool. Em Birmingham, apenas algumas cenas foram filmadas e principalmente no Black Country Museum , um museu ao ar livre contendo edifícios históricos reconstruídos de todo o Midlands.

Cillian Murphy odeia a aparência de Tommy

O ator que interpreta Tommy Shelby odeia a marca registrada desse personagem – seus cortes de cabelo. Tornando-se icônico nos últimos anos graças à Peaky Blinders , esse corte de cabelo circulou tanto pelo mundo que muitos jovens estão tentando cada vez mais cortar o cabelo para se parecer com Tommy Shelby. Pena que, embora tenha se tornado moda, Cillian Murphy está totalmente horrorizado.

Os Peaky Blinders realmente existiram

Os Peaky Blinders realmente existiram e foram uma notória gangue de Birmingham do final do século XIX. Ao contrário da série de TV, no entanto, os verdadeiros Blinders são lembrados por crimes menos hediondos, como pequenos furtos.

Billy Kimber e Darby Sabini eram Gangsters reais

Tommy Shelby é um personagem totalmente inventado pelo autor, mas William “Billy” Kimber e Charles “Derby” Sabini eram dois gangsters reais. Billy Kimber era um bookmaker à frente da gangue Sabini e rei das gangues de hipódromos em toda a Grã-Bretanha, enquanto Sabini era um de seus inimigos mais ferrenhos.

Os Blinders não tinham lâminas de barbear costuradas em seus bonés

Na série de TV, os Peaky Blinders têm lâminas de barbear costuradas em seus gorros, armas usadas para cegar vítimas. No entanto, acredita-se que os verdadeiros Peaky Blinders usavam cintos e sapatos com ponta de aço como armas, já que as lâminas de barbear só se espalharam para o Reino Unido após a guerra e eram itens caros de se encontrar nos primeiros dias.

Dois protagonistas vêm do universo Batman

Ambos Cillian Murphy e Tom Hardy foram colegas anteriormente no mesmo set. Na saga Batman de Christopher Nolan, os dois atores desempenharam o papel de dois vilões; Cillian Murphy foi o psiquiatra Dr. Jonathan Crane – também conhecido como Espantalho – enquanto Tom Hardy desempenhou o papel de Bane em The Dark Knight Rises .

Finn Cole se juntou ao elenco graças ao irmão

O ator Finn Cole, que interpreta Michael Gray, deve agradecer a seu irmão Joe Cole por se juntar à série de TV. Finn estava estudando e não poderia ir para Birmingham para fazer testes. Foi Joe quem sugeriu que ele gravasse a audição e enviasse aos diretores de elenco.

Cada estação vê milhares de cigarros virando fumaça

Em muitas entrevistas, Cillian Murphy ressaltou que não é fumante, ao contrário de seu personagem em Peaky Blinder, que sempre tem um cigarro aceso. Para remediar o problema, o ator irlandês usa cigarros de ervas. Mas, aparentemente, mais de 3.000 luzes se acendem durante as filmagens de uma temporada.

Steven knight foi inspirado por contos de família

Aparentemente, a saga Peaky Blinders nasceu dentro de casa graças ao pai do autor, que contou várias histórias ao jovem Steven Knight.

5 razões para assistir Peaky Blinders

Depois de quatro temporadas, é evidente que Peaky Blinders é uma daquelas séries de TV únicas e imperdíveis, capaz de capturar você em poucos instantes. É um mundo cruel, talvez, às vezes até violento, mas que explora uma reconstrução histórica tão meticulosa e um roteiro perfeitamente estudado que se torna uma extraordinária série de TV. Uma joia, tão rara quanto o uso correto do subjuntivo.
A série de TV foi criada e produzida por Steven Knight, mais tarde também o criador de Taboo e roteirista dos filmes quase Allied , The Taste of Success e Woman Walks Ahead with Jessica Chastain. Ele é um dos três criadores do jogo Quem Quer Ser Milionário? , conhecido e re-proposto com novos esquemas e novos formatos em dezenas de países ao redor do mundo.Há muitas razões para assistir Peaky Blinders . Tentarei convencê-lo com apenas cinco pontos, porém, esperando que sejam suficientes para demonstrar a validade desse produto, de que definir meramente “histórico” seria um eufemismo e, quase, uma ofensa velada.

O cenário histórico impecável

Birmingham, 1919. A série de TV de Steven Knight começa aqui, perto do fim da Primeira Guerra Mundial. Embora seja um período já explorado em mais de uma série de TV ( incluindo Downton Abbey ), nenhuma foi capaz de devolver a frieza, brutalidade e sujeira de uma Inglaterra em pleno crescimento industrial. Ao contrário da série de TV cujo cenário não poderia ser mais realista. Uma das razões para recuperar o Peaky Blinders , na verdade, está em seu realismo. As ruas de Birmingham, percorridas a pé ou a cavalo, fumegam de resíduos industriais, as casas enegrecidas pela fumaça, os interiores esculpidos na vida cotidiana de quem tem pressa e não se preocupa com a aparência de uma toalha manchada ou gasta terminar.
Há beleza nos exteriores e interiores descritos pela série de TV, realismo. Um dos pontos fortes de uma série de TV inesquecível, elemento indispensável para um drama histórico.

Cillian murphy

Uma grande, muito grande parte do sucesso merecido de Peaky Blinders é, sem dúvida, a figura de Cillian Murphy. O ator, que trabalhou frequentemente com Christopher Nolan e é um dos melhores atores ingleses da atualidade, interpreta o chefe da família, Thomas “Tommy” Shelby.
Letal, mas incrivelmente honesto e dedicado, Tommy é a ponta da balança ajudando a aumentar a fortuna dos Shelbys e elevá-los além de seu status. Não é preciso dizer que sem ele o império Shelby não existiria. Assim como Peaky Blinders não existiria sem Cillian Murphy.

As figuras femininas magistralmente construídas

É muito difícil construir uma figura feminina em uma série de TV liderada por uma sociedade e um mundo extremamente dominado por homens. Ainda assim, assim como o próprio Tommy, é evidente que até os escritores reconhecem o valor das figuras femininas na série de TV. Talvez seja por isso que eles são tudo menos esquecíveis.
Em primeiro lugar, a astuta, determinada e disposta a fazer qualquer coisa tia Polly (Helen McCrory). Embora ela não seja a mãe dos meninos Shelby, é evidente como eles a veem como uma figura materna, como seus conselhos são apreciados e valorizados acima de todos os outros.
Segue a ambivalente Grace (Annabelle Wallis), capaz de derreter o núcleo de gelo de Tommy. Lembro-me de poucas séries de TV que conseguiram me levar a uma história de amor como a deles. As outras temporadas apresentam o mesmo número de figuras femininas interessantes: Ada (Sophie Rundle), Linda (Kate Phillips) e a própria Esme (Aimee-Ffon Edwards). Cada um com sua própria história, cada um com luz e sombra dignas de uma peça de William Shakespeare. Em cada um, há um motivo para recuperar os Peaky Blinders.

Os diálogos nunca previsíveis

Construir uma série histórica de TV que mantenha o pathos de um drama, mas não termine no melodrama mais banal, não é fácil. É necessário seguir uma linha em ziguezague que permita captar os melhores momentos da dramatização das personagens e combiná-la com o realismo ditado pelas circunstâncias. Felizmente, Peaky Blinders nunca poderia ser dado como certo.
Os diálogos da série de TV são salpicados de emoção e sentimento, muitas vezes transportados para a telinha pela atuação magistral de atores do calibre de Tom Hardy ou Adrien Brody. Porque, muitos disseram, fazer parte da família Peaky Blinders é uma honra e não um fardo.
A série de TV consegue combinar perfeitamente cenas cômicas, momentos dramáticos e de ação para um resultado que fará seus joelhos tremerem. Não importa se é a primeira ou a última temporada, se Cillian Murphy está na tela (embora, vamos enfrentá-lo, nesse caso não há nada que possa rivalizar com isso) ou Paul Andeson ou Joe Cole. O que importa é o extraordinário cuidado dedicado aos diálogos e roteiros. Incomparável.

NOVAS CORES

Família vem em primeiro lugar

Por último, mas não menos importante, a razão para recuperar Peaky Blinders é o elemento familiar. Tommy é um chefe de família, mas não é a sua história que impulsiona a narrativa, mas sim a interação, encontros e confrontos de opinião com os outros membros da sua família. Cada um dos Shelbys é interessante e complexo à sua maneira.
É um estudo de caso que muitas vezes acaba ganhando para dramas, históricos ou não: colocar o elemento familiar no centro da narrativa.As histórias de Shelby são fascinantes, interessantes, cheias de reviravoltas.

Resumindo

• Os Peaky Blinders eram uma pequena gangue da era vitoriana e eram mais conhecidos em Birmingham na década de 1890. Eles eram famosos por sua maneira elegante de se vestir. No entanto, seus crimes não eram exatamente comparáveis aos de seus colegas da série. Relatos antigos mostram que entre seus crimes mais graves está o furto de uma bicicleta e o furto em uma loja de armarinhos.

• Você sabia que Ozzy Osbourne inspirou Helen McCroy? A atriz, que interpreta Polly na série, disse que foi apenas graças a Ozzy Osbourne que aprendeu o sotaque de Birmingham. Parte de sua preparação para o papel foi assistir a inúmeros videoclipes do ex-líder do Black Sabbath.
• Sam Neil (CI Campbell) contou com a ajuda de Liam Neeson e James Nesbitt para ajudá-lo a aperfeiçoar o forte sotaque da Irlanda do Norte. Apesar disso, o sotaque ainda foi reduzido para que a série pudesse ser vendida facilmente nos Estados Unidos.
• Tanto Billy Kimber quanto Darby Sabini existiram de verdade. O primeiro era, na verdade, um bookmaker que dirigia pistas de corrida por todo o Reino Unido. Mas, em vez de ser morto por Shelby, o homem foi pacificamente para sua cidade natal em Torquay aos 63 anos. Sabini foi um dos principais rivais de Kimber e a inspiração para Colleoni no romance Brighton Rock de Graham Greene.
• Os verdadeiros Peaky Blinders não tinham lâminas de barbear em seus bonés. Como você sabe, a gangue criminosa atuava em Birmingham nos séculos 19 e 20 e, naquela época, as lâminas de barbear não eram exatamente comuns; na verdade, eram consideradas um bem valioso. A ideia das lâminas de barbear escondidas nas tampas foi tirada do romance de John Douglas, “A Walk Down Summer Lane” .
• Embora Cillian Murphy tenha dito repetidamente que na realidade são cigarros de ervas feitos de rosas, a equipe informou ao ator que em cada temporada cerca de 3.000 são “fumados” por ele. Além disso, Murphy além de ter admitido que não é fumante, repetidamente disse que odeia o corte de cabelo de Tommy Shelby.
• Fin Cole (Michael) e John Cole (John) são irmãos na vida real e foi graças a John que Fin conseguiu o papel na série. Entre irmãos nos ajudamos, certo?
Jason Statham poderia ter aparecido na série. O diretor Steven Knight gostaria que ele estivesse no elenco depois de trabalhar com ele em Redenção, mas infelizmente, devido aos inúmeros compromissos do ator, nunca foi aprovado.
• O show é filmado principalmente em Liverpool, mais precisamente em Toxteth, apesar de a série se passar em Birmingham após o fim da Primeira Guerra Mundial.
Pretendo continuar a história até a primeira sirene do ataque aéreo da Segunda Guerra Mundial. E nesse ponto será uma história verdadeira de uma família entre as duas guerras mundiais. Isso incluirá a sexta e a sétima temporadas. Estou quase terminando de escrever a 6ª temporada, então vamos filmar, e logo depois vamos embarcar na 7ª temporada. E nesse ponto, se a energia continuar a crescer e o julgamento ao redor do mundo ainda for tão positivo, vamos pensar sobre como a história pode continuar em outras formas. “
• A série não é filmada em ordem cronológica. Aqui está o que Knight disse sobre isso: “Talvez o episódio quatro seja filmado de manhã e o final da temporada à tarde.”
• O criador Steven Knight admitiu que sua família fazia parte dos Peaky Blinders, apesar do fato de serem chamados de Sheldons em vez de Shelbys e aparentemente foi uma história que seu pai leu para ele quando criança que o inspirou a fazer a série
Ajudou? Se sim, segue lá no Instagram e se inscreve no canal do Youtube para ficar atualizado de todas as novidade do Investidor Sem Grife!

Facebook
Twitter
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscreva-se para receber avisos e notícias sobre o Mercado Financeiro

Não quer perder nenhum post? Inscreva-se para receber avisos e notícias sobre o Mercado Financeiro

Educação Financeira

Como economizar na compra de móveis para sua casa: estratégias inteligentes

Antes de adquirir novos móveis, um planejamento financeiro detalhado e uma pesquisa criteriosa de preços são essenciais. Essas estratégias

Educação Financeira

Planilha de Controle Financeiro Pessoal Gratuita: As Melhores (Definitivo)

O uso da planilha de excel para gerenciamento das finanças permite uma visualização clara do estado atual e projeções futuras do orçamento

Reflexões e Livros

Resumo Pai Rico, Pai Pobre (Completo)

A busca pela riqueza muitas vezes é compreendida como um desejo simples de acumular mais dinheiro. Entretanto, há componentes mais complexos

Investidor Sem Grife

A História da Família Rothschild

Por trás das cortinas da história, existem nomes que sussurramos com respeito e mistério. Um desses nomes é Rothschild. De raízes modestas para

Educação Financeira

Controle Financeiro Pessoal: Dicas para Organizar suas Finanças

Ao longo da vida, é essencial aprender a organizar as finanças pessoais para garantir a segurança financeira e alcançar os objetivos de longo

Educação Financeira

Notion Para Finanças: como fazer um controle financeiro eficiente?

Gerenciar finanças pessoais ou empresariais eficientemente é crucial em um mundo cada vez mais digitalizado. A chave para um controle financeiro