Search

Como investir no exterior em dólar?

Você sabe ou já ouviu falar sobre como investir no exterior em dólar e quais as vantagens desse tipo de investimento?

Para aqueles que já atuam no mercado dos investimentos há um determinado tempo, os investimentos em dólar são muito mais atrativos e vantajosos.

Sendo assim, vamos te explicar sobre como investir no exterior em dólar, vantagens e quais plataformas você pode utilizar para operar no mercado.

Como investir no exterior em dólar

Por mais que os investimentos no exterior ainda sejam vistos como algo muito complexo ou até mesmo impossível, devemos te dizer que eles são mais simples do que você imagina.

Antes de se perguntar sobre como investir no exterior em dólar, vamos te explicar como estes investimentos funcionam.

Utilizaremos a Bolsa de Valores (B3) brasileira como base para o nosso exemplo. Para investir aqui no Brasil, você pode comprar ações, títulos e outros papéis financeiros, não é verdade?

Por sua vez, a moeda utilizada para todas as transações é o real, que é a moeda vigente em nosso país.

Sendo assim, para investir no exterior a dinâmica é a mesma. O que muda são os nomes das ações disponíveis, e claro, a questão cambial, pois você opera aqui no Brasil em real e compra as ações no exterior em dólar.

Big luck. Overjoyed black man holding lots of dolar cash and exclaiming with excitement, yellow

Dessa forma, podemos dizer que para investir no exterior, é necessário que você tenha uma conta em uma corretora de valores estrangeira, e normalmente, as corretoras escolhidas são americanas.

Ou seja: ao abrir a sua conta em uma corretora americana, você poderá comprar ações de grandes empresas, sejam elas da Ásia, da Europa, enfim, de qualquer lugar do mundo.

E isso é possível pelo fato de que as maiores bolsas de valores do mundo são as bolsas NASDAQ  e NYSE, ambas americanas.

Ao entrar nessas bolsas de valores, você pode comprar ações de empresas e também os ETFs, não somente dos Estados Unidos, mas de todo o mundo.

Por exemplo, você pode comprar um ETF de empresas do Oriente Médio diretamente da bolsa de valores americana, sem precisar negociar com o mercado originário. Incrível, não é mesmo?

E claro, para ter acesso ao mercado internacional e começar a comprar os seus ativos lá fora, é necessário realizar o depósito dos valores, os quais serão transformados em dólar pela corretora de valores escolhida.

Por isso, podemos afirmar que uma das melhores formas de investir no exterior é por meio das corretoras americanas e da criação de uma conta para operar na bolsa.

Investindo no exterior em dólar sem sair do Brasil

Agora que você já sabe como investir no exterior em dólar, vamos falar sobre os tipos de investimentos disponíveis no mercado internacional e como investir neles daqui do Brasil.

Pode até parecer impossível, mas te garanto: é completamente possível investir no exterior sem sair do Brasil, e como dissemos, tudo o que você precisa é ter uma conta em um corretora e escolher o tipo de investimento desejado.

Sendo assim, os tipos de investimento mais populares entre quem deseja investir no exterior são os fundos de investimento no exterior, os Exchange Traded Funds (ETFs) e os Brazilian Depositary Receipts (BDRs).

A seguir, iremos te explicar como cada um desses fundos funcionam.

Fundos de investimentos no exterior

Primeiramente, vamos falar sobre um dos tipos de investimento mais populares para quem deseja saber como investir no exterior em dólar, que são os fundos de investimento no exterior.

Assim, estes fundos de investimento no exterior são muito comuns por serem criados aqui no Brasil, sendo oferecidos pelas instituições financeiras e corretoras de valores como uma opção de diversificação dos investimentos.

Sendo assim, você tem vários tipos de moedas em sua carteira de investimento, incluindo o dólar e o euro, por exemplo.

Esse tipo de investimento é bastante procurado pela segurança e pela comodidade que ele oferece para o investidor, tanto na questão fiscal quanto na questão financeira propriamente dita.

Contudo, é importante lembrar que os custos desse tipo de investimento são bem equiparados com os custos dos fundos de investimentos nacionais, incluindo as taxas de administração e a tributação sobre o investimento.

Exchange Traded Funds (ETFs)

Outra opção de investimento disponível para quem deseja investir no exterior são os Exchange Traded Funds (ETFs), que podem ser entendidos como produtos negociados na Bolsa de Valores brasileira (B3), reunindo um conjunto de ações.

Sendo assim, um dos maiores destaques dos ETFs é a questão de que é possível comprar várias cotas de fundos de investimentos de maneira semelhante às ações, o que é bastante vantajoso.

Dessa forma, o investidor negocia as cotas dos ETFs, os quais são administrados por uma gestora, a qual utiliza um método de investimento e de gerenciamento das cotas.

Sendo assim, os ETFs espelham alguns índices do mercado, os quais são compostos por uma diversidade de ativos, proporcionando uma maior diversificação da sua carteira de investimentos.

Na prática, a principal diferença entre o ETF e os fundos de investimento é a metodologia de gestão, pois os fundos de investimento possuem uma gestão relativamente ativa, enquanto os ETFs possuem uma gestão passiva.

Ou seja: na gestão ativa, os gestores estão sempre em busca de um retorno maior sobre o investimento, enquanto na gestão passiva os gestores desejam garantir o desempenho do investimento.

Dessa forma, podemos citar como exemplos de ETFs negociados na Bolsa de Valores (B3) o SPXI11 e IVVB11.

Estes ETFs são ativos que replicam em reais a performance do S&P 500, que é um índice americano que reúne as 500 maiores empresas americanas de capital aberto.

Falando sobre os custos, os investimentos em ETFs possuem custos bem semelhantes à compra de ações ou de fundos imobiliários, e o que difere estes investimentos são as taxas de corretagem e a taxa da administração.

corretora stake vale a pena?

Brazilian Depositary Receipts (BDR)

Por último, outra opção de como investir no exterior em dólar são os BDRs, que podem ser entendidos como uma espécie de certificado de depósito de ações negociadas na B3.

Sendo assim, os BDRs são negociados em reais e disponibilizados para os investidores mais arrojados, com a preferência por investimentos em renda variável.

Dessa forma, podemos afirmar que os BDRs são uma espécie de comprovantes de papéis das companhias americanas de capital aberto, as quais disponibilizam as suas ações na NASDAQ ou NYSE para negociação.

Porém, também devemos dizer que esse tipo de investimento é mais indicado para os investidores que desejam, de fato, participar ativamente do mercado de investimentos no exterior e se expor aos riscos desses investimentos.

Assim, se você deseja sair da sua zona de conforto e alçar voos maiores no mundo dos investimentos, os BDRs são a melhor opção.

Nesse sentido, podemos citar como alguns exemplos de BDRs que podem ser encontrados aqui na Bolsa de Valores (B3) nacional:

  • Apple – AAPL34;
  • Amazon – AMZO34;
  • Berkshire Hathaway – BERK34;
  • Facebook – FBOK34;
  • Google – GOGL34;
  • Microsoft – MSFT34.

Pode até parecer um sonho investir em grandes companhias como a Apple, a Google e a própria Microsoft, mas é completamente possível, e o melhor: sem a necessidade de criar uma conta em uma corretora de valores internacional.

Isso porque todos esses ativos são negociados diretamente na Bolsa de Valores Nacional, o que é bastante seguro e vantajoso para quem deseja investir com segurança.

Agora que você já sabe quais são os tipos de investimentos disponíveis, falaremos sobre as corretoras e suas principais características.

Melhores corretoras americanas

Agora que você já sabe como os investimentos no exterior funcionam, escolhemos as três corretoras mais populares do mercado de investimentos, que são a Avenue, a Nomad e a recém-chegada Stake.

Saiba mais sobre cada uma delas a seguir, tal como as suas vantagens, aplicações e custos de operação.

Stake

Ocupando o topo da lista das corretoras de valores para quem deseja investir no exterior em dólar, temos a Stake.

Fundada na Austrália em 2017, a corretora tem como objetivo principal possibilitar que os investidores estrangeiros consigam operar nas bolsas de valores norte-americanos.

Porém, essa operação se dá por meio de uma parceria comercial com a DriveWealth, que é uma administradora de corretagem americana.

Embora seja conhecida como uma corretora de valores, ela atua como uma casa de câmbio, a Stake atua como uma casa de câmbio, realizando a mediação entre os investidores e as corretoras americanas, possibilitando os investimentos no exterior.

Mesmo sendo uma empresa muito nova no mercado de investimentos brasileiros, a Stake conta uma das melhores reputações do mercado, o que por si só é uma grande vantagem frente às suas concorrentes.

Atualmente, a Stake possibilita o acesso a mais de 6 mil ações de grandes empresas americanas, tal como as ETFs, que são uma das maiores tendências do mercado financeiro.

Dessa forma, para ter acesso à plataforma e operar no mercado financeiro no exterior, é necessário efetuar um cadastro e criar a sua própria conta, como acontece em toda corretora de valores.

Um dos diferenciais da Stake é que você pode abrir a sua conta diretamente pela internet, e inclusive pelo celular.

Sendo assim, você preenche o formulário com os seus dados pessoais e após o procedimento de cadastro, realiza a transferência do valor para a sua carteira de investimentos.

Inclusive, a transferência de valores pode ser realizada via TED ou Pix, onde você envia o valor em reais e a Stake realiza a conversão cambial automática, garantindo que você já inicie os seus investimentos.

Assim, quando o seu saldo já estiver disponível na sua carteira de investidor, você pode começar a escolher as ações que mais lhe chamam a atenção, conforme o seu perfil de investidor.

Além disso, é importante dizer que todas as operações na plataforma da Stake são realizadas e mediadas pela corretora DriveWealth, que é uma das parceiras da empresa.

Efetuando os investimentos, nos resta falar sobre o momento do saque e as taxas de juros sobre os valores a serem resgatados, tal como o valor do câmbio no dia.

Por isso, o ideal é que você esteja atento e pense que você está operando em dólar, o que pode ser extremamente vantajoso.

Contudo, a retirada de valores e transações devem ser muito bem pensadas, para não haver prejuízo.

Além disso, a Stake não possui taxas de abertura nem de corretagem.

Crie sua conta na Stake com o código SEMGRIFE e ganhe 3 meses com as melhores recomendações de investimentos.

Nomad

Outra opção de corretora disponível para investir no exterior é a Nomad, que pode ser utilizada tanto como corretora quanto como uma opção para reserva de dinheiro.

Um dos diferenciais da Nomad é que ela é uma conta digital, a qual não possui nenhum custo, e funciona como uma espécie de conta corrente internacional, onde você pode tanto ter um cartão de débito quanto ter acesso aos investimentos.

Além disso, a Nomad é certificada pela Agência Federal Reguladora de Títulos e Câmbio dos Estados Unidos (SEC), garantindo a segurança do investimento e possibilitando a prestação de serviços em consultoria.

Ou seja, se você começa a investir no exterior com a Nomad, é possível contratar também o serviço de consultoria em finanças e investimentos, o que é bastante vantajoso para quem deseja escalonar os seus ganhos.

Também é importante destacar que os investidores que criam a sua conta na Nomad são protegidos e amparados por uma espécie de Fundo de Garantia do Investimento americano.

Na prática, esse tipo de proteção garante que os seus investimentos estejam seguros e que eles sejam devolvidos caso a empresa venha a decretar falência.

No caso da Nomad, a proteção garante a devolução de ativos de até US$ 250 mil dólares.

Além disso, a corretora atua em conjunto com a Drive Wealth, que é a instituição que oferece a possibilidade de investir em ações, ETFs, fundos temáticos e renda fixa.

Tal como nas corretores tradicionais, é necessário possuir uma conta na instituição, e no caso da Nomad, você deve possuir tanto a conta corrente quanto a conta de investimentos.

Assim, devemos lembrar que o depósito inicial para os investimentos com esta corretora é de US$ 100 dólares, e que a instituição não possui taxas de manutenção da conta e de transferências.

Contudo, devemos frisar que você deve pagar taxas de administração das suas carteiras de investimento, tal como a transferência de câmbios e moedas e impostos relacionados.

Sendo assim, as taxas da Nomad são as seguintes:

  • Imposto de Renda (IR): entre 15% e 22,5%, os quais são cobrados no momento do resgate e transferência dos valores para a sua conta aqui no Brasil;
  • IOF: 1,1%;
  • Spread cambial: 2%.

Por último, vamos falar sobre a Stake, que é uma das corretoras de valores mais recentes no mercado e que também tem se mostrado entre as preferidas dos investidores.

Avenue

Por último, mas não menos importante, temos a Avenue, que é uma das corretoras mais populares e interessantes no mercado internacional.

Nesse sentido, a Avenue é uma das mais indicadas para quem deseja investir no exterior a nível global, ou seja, indo além dos investimentos dos Estados Unidos.

Uma das principais vantagens de abrir a sua conta nela é a possibilidade de investir em diversos tipos de American Depositary Receipts (ADRs), que são ações de companhias de diversos lugares do mundo.

Inclusive, estima-se que existam mais 3400 ativos disponíveis para negociação, o que é uma grande gama de opções no que se trata de investimentos.

Você pode estar se perguntando agora: mas afinal, por que a Avenue é uma das corretoras preferidas  pelos brasileiros?

O que ela tem de diferente das outras?

A resposta é bem simples, mas você verá que faz todo o sentido e que está relacionado à comodidade.

Um dos grandes diferenciais da Avenue é a opção de gerenciar a sua conta em português, tal como operar a plataforma, negociar em investir também em português, dando maior acessos aos brasileiros que ainda não falam outro idioma.

Outra grande vantagem da Avenue é que ela não cobra nenhum tipo de taxa de manutenção para manter a sua conta em funcionamento, ou ainda, aberta mas sem movimentações.

Além disso, outro atrativo que a corretora oferece são as taxas de corretagem para a compra de ações e ETFs, sendo elas:

  • Ordem de até US$100,00: taxa de corretagem de U$1,00;
  • Ordem de US$100,01 até US$ 1.000,00: taxa de corretagem de US$1,50;
  • Ordem de US$1.000,01 até US$2.000: taxa de corretagem de $4,30;
  • Ordens superiores à US$2.000,01: taxa de corretagem de $8,60.

Aqui, é possível perceber que cada uma das plataformas possui a sua dinâmica e público próprios, agradando aos mais diversos tipos de investidores.

Mas no final das contas, qual dessas plataformas é a melhor opção para quem deseja investir em dólar?

Qual plataforma é melhor: Avenue, Nomad ou Stake?

Conhecendo cada uma das plataformas é possível perceber quais as suas diferenças, peculiaridades e como cada uma delas pode atender às necessidades dos investidores.

Sendo assim, no que diz respeito sobre como investir no exterior em dólar, podemos afirmar que a melhor opção é a Stake, e citaremos ponto a ponto o porquê.

Primeiramente, é importante lembrar que a Stake é uma opção para quem deseja conhecer o mercado de investimentos estrangeiro e explorar novas possibilidades, o que por si só já é um ponto forte.

Quando comparada com as outras opções de corretora, ela é a mais democrática e que abrange uma maior parcela de investidores, sendo válida tanto para quem está começando quanto para quem já atua no mercado.

QUER GANHAR ATÉ 150 DOLARES? AO ABRIR CONTA NA CORRETORA STAKE COM O CÓDIGO SEM GRIFE E DEPOSITAR 500 REAIS, VOCÊ GANHA UMA AÇÃO DE ATÉ 150 DÓLARES

Embora a plataforma não seja validada aqui no Brasil e os seus serviços sejam totalmente estrangeiros, devemos lembrar que ela obedece aos parâmetros de investimentos americanos, tal como garante que o investidor não tenha prejuízos.

Sendo assim, a Stake é uma mediadora das negociações, possibilitando a atuação no mercado estrangeiro de maneira mais simples e fácil.

Também podemos listar como pontos fortes da Stake a questão dela ser parceira de uma administradora renomada dos Estados Unidos, o que por si só traz uma garantia a mais para os investidores.

E claro, outro ponto que em minha opinião merece destaque e que é bastante interessante para quem deseja aprender mais é o bônus de boas vindas no momento da abertura da conta, tal como a taxa de corretagem zero.

De modo geral, podemos afirmar que quando comparada com a Nomad e com a Avenue, a Stake é a mais vantajosa.

Contudo, é importante dizer que uma corretora que vale a pena é aquela que atende às suas necessidades, tal como lhe ajuda a escolher as melhores opções de investimentos e oferece segurança nas transações.

Vantagens de investir no exterior

Quando comparados com o mercado de investimentos brasileiros, o mercado internacional se mostra muito mais efetivo e vantajoso.

A seguir, listamos algumas vantagens de investir no exterior e de diversificar a sua carteira.

Diversificação dos investimentos

Uma das vantagens de investir no exterior é a possibilidade de diversificar os seus investimentos, indo muito além do mercado local de forma fácil.

Ao investir no exterior, você aprende a dinâmica dos outros mercados, tal como tem a possibilidade de aumentar os seus ganhos e obter resultados melhores.

Porém, fica uma dica de ouro: quanto mais diversificados forem os seus investimentos, maiores serão os riscos, e por isso, é importante que você pense em quais riscos você está disposto a correr.

Participação na economia mundial

Por último, mas não menos importante, podemos citar como vantagem de investir no exterior a participação na economia mundial.

Apesar de alguns investidores verem esse tópico como um risco, particularmente nós vemos como oportunidade de ampliar os ganhos e de diversificar as possibilidades.

Pense da seguinte forma: ao investir na Bolsa de Valores (B3), você fica limitado ao Brasil, sem diversificar efetivamente para a economia mundial.

Mas quando você vai além, compra ações e investe em companhias estrangeiras, você contribui com grandes empresas, entrando em um mercado de consumo muito maior do que o nosso.

Podemos citar como exemplo disso a possibilidade investir em empresas como a própria Apple, Facebook, Microsoft, Amazon, dentre outras empresas.

Conclusão 

Embora seja muito comum encontrar questionamentos sobre como investir no exterior em dólar, podemos afirmar que a melhor opção é abrindo a sua conta em uma corretora de valores que opere fora do país.

Além disso, para que os seus investimentos façam sentido, você deve se conhecer e pensar no que você espera para o seu futuro, quais as suas expectativas com os investimentos e como irá lidar com eles.

Gostou? Se sim, segue lá no Instagram e se inscreve no canal do Youtube para ficar atualizado de todas as novidade do Investidor Sem Grife!

Para baixar GRATUITAMENTE meu mais novo ebook sobre investimentos e não cair nas armadilhas do mercado clique aqui.

Equipe Sem Grife

Equipe Sem Grife

Facebook
Twitter
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscreva-se para receber avisos e notícias sobre o Mercado Financeiro

Não quer perder nenhum post? Inscreva-se para receber avisos e notícias sobre o Mercado Financeiro

Educação Financeira

Como economizar na compra de móveis para sua casa: estratégias inteligentes

Antes de adquirir novos móveis, um planejamento financeiro detalhado e uma pesquisa criteriosa de preços são essenciais. Essas estratégias

Educação Financeira

Planilha de Controle Financeiro Pessoal Gratuita: As Melhores (Definitivo)

O uso da planilha de excel para gerenciamento das finanças permite uma visualização clara do estado atual e projeções futuras do orçamento

Reflexões e Livros

Resumo Pai Rico, Pai Pobre (Completo)

A busca pela riqueza muitas vezes é compreendida como um desejo simples de acumular mais dinheiro. Entretanto, há componentes mais complexos

Investidor Sem Grife

A História da Família Rothschild

Por trás das cortinas da história, existem nomes que sussurramos com respeito e mistério. Um desses nomes é Rothschild. De raízes modestas para

Educação Financeira

Controle Financeiro Pessoal: Dicas para Organizar suas Finanças

Ao longo da vida, é essencial aprender a organizar as finanças pessoais para garantir a segurança financeira e alcançar os objetivos de longo

Educação Financeira

Notion Para Finanças: como fazer um controle financeiro eficiente?

Gerenciar finanças pessoais ou empresariais eficientemente é crucial em um mundo cada vez mais digitalizado. A chave para um controle financeiro