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A História Do Rock in Rio

Você já imaginou que o Rock In Rio pode ser um grande exemplo de sucesso que pode nos ensinar diversas lições de empreendedorismo, estratégia e marca?

Acredite, é possível aprender muito com a história do rock in rio em seus diversos aspectos.

Para saber mais sobre a história do Rock in Rio, leia este artigo até o final e se surpreenda.

História do Rock In Rio

Se você perguntar para alguém o que é o Rock In Rio, a grande maioria das respostas será “um festival de rock, com muitas bandas gringas”. E de fato, o Rock in Rio é um grande festival, mas vai muito além disso.

Historicamente, o primeiro Rock In Rio foi realizado entre os dias 11 e 20 de janeiro de 1985, trazendo a proposta de um festival completamente diferente do que o Brasil já tinha visto.

O idealizador do festival, Roberto Medina, já havia dado um grande passo anteriormente, trazendo o grande Frank Sinatra para o Maracanã em 1980.

Este show contou com a presença de 175 mil pessoas, fazendo com que o empresário idealizasse algo muito maior.

Assim, a principal ideia de Roberto Medina era produzir algo maior do que o show de Frank Sinatra e que tivesse a magnitude de um Woodstock.

Para o mundo dos eventos e do rock and roll, Woodstock foi um dos maiores eventos realizados no ano de 1969.

Very good crowd during a big show

Woodstock contou com grandes nomes como Creedence Clearwater Revival, The Who,  Jimi Hendrix e Janis Joplin, e contou com um público de 500 mil pessoas.

Entusiasmado com essa visão, Roberto Medina pensou em um grande festival, que tivesse a duração de 10 (dez) dias e reunisse mais de 1 milhão de pessoas ao longo desses dias.

Contudo, para realizar este grande evento, seria necessário encontrar bons parceiros, patrocinadores e claro, grandes atrações.

Dentre os principais nomes para o Rock In Rio estavam os Rolling Stones, The Who, Deep Purple, Depeche Mode, Led Zeppelin, Pink Floyd e Michael Jackson. Mas havia um problema: a desconfiança dos artistas em relação ao evento.

E agora, como gerenciar os riscos e vencer as desconfianças dos artistas quanto à credibilidade brasileira?

Roberto Medina contou com a coragem empreendedora de entrar em contato com empresários, investir na mídia e ir aos Estados Unidos fazer com que a sua marca fosse vista.

Assim, a partir dos contatos e da mídia, os primeiros contatos foram acontecendo, dando forma ao Rock In Rio de 1985.

Não foi à toa que o Rock In Rio de 85’ fez história, pois apesar das dificuldades, contou com os seguintes nomes:

  • Queen;
  • Iron Maiden;
  • Whitesnake;
  • AC/DC;
  • Scorpions;
  • Ozzy Osbourne;
  • Yes;
  • Rod Stewart;
  • The Go-Go’s.

Além desses nomes internacionais, o Rock In Rio contou com grandes atrações brasileiras, como Gilberto Gil, Paralamas do Sucesso, Blitz, Lulu Santos, Ney Matogrosso e Erasmo Carlos.

Assim, o Rock In Rio saiu de um grande sonho para se tornar um dos maiores festivais de música de todos os tempos.

Rock In Rio é um grande case de sucesso

Falando acerca de negócios, podemos dizer que a história do Rock in Rio nos mostra um grande case de sucesso, em seus diversos aspectos.

O mercado dos eventos e da produção musical é um tanto quanto complexo, e organizar um evento do porte do Rock in Rio pode ser um tanto quanto difícil.

Na época, Medina enfrentou dois grandes desafios, que foram o cenário financeiro e político.

Quanto ao cenário político, o Rock in Rio enfrentou o governo de Leonel Brizola, que fez a tentativa de vetar o evento devido à indisposição política, já que a equipe de comunicação de Medina havia trabalhado para Moreira Franco.

Contudo, apesar das dificuldades, houve a intervenção de Tancredo Neves para permitir a realização do Rock in Rio.

No cenário financeiro, as coisas não estavam indo muito bem, o que afetava diretamente na venda de ingressos do festival.

Contudo, a realização do festival foi possível graças a persistência do organizador e dos seus parceiros, que não desistiram do projeto.

Embora Medina tenha enfrentado todos esses obstáculos e realizado o festival em 1985, a segunda edição só ocorreu em 1991, no Maracanã.

Hoje, a próxima edição do Rock In Rio está marcada para o ano de 2022, contando com um grande lineup e com uma proposta de experiência ao cliente única.

Rock In Rio e seus patrocinadores

Quando falamos da produção de eventos, é importante lembrar que além dos shows e dos ingressos, o evento conta com parceiros e com patrocinadores.

Estes parceiros têm como principal objetivo divulgar a sua marca e investir em sua estratégia de marketing, criando um universo de marca único e se posicionando frente ao público.

No caso do Rock In Rio, o público alvo são as pessoas apaixonadas por música, que buscam viver uma experiência única e jamais vivenciada.

Assim, o Rock In Rio conta com diversos patrocinadores, sendo eles:

  • Patrocinador Master: Banco Itaú;
  • Patrocinador Institucional: Prefeitura do Rio de Janeiro;
  • Patrocinadores do evento: Lojas Americanas, Posto Ipiranga, Doritos, Heineken e Natura;
  • Patrocinador de conteúdo: TikTok;
  • Media partners: TV Globo, Multishow, Radio Mix FM, O Globo, Extra, A Radio Rock e Eletromídia;
  • Apoiadores: Chilli Beans, MDS Group, Filtr, Colcci, Prudential do Brasil, Johnnie Walker, Tanqueray, Movida, Seara, CVC, Phillips, Gerdau, DHL. Anhanguera e Estácio;
  • Parceiros: Pravy, ZOOX, Angra Marcas e Approach Comunicação.

Não tem como negar que um grande evento como o Rock In Rio conta com grandes patrocinadores para fazer o sonho se tornar realidade.

Entretanto, os dois lados saem ganhando nessa parceria: as marcas tem a oportunidade de alavancar o seu posicionamento e atingir um público grande, enquanto o Rock In Rio lucra com o evento e com a publicidade.

Também podemos dizer que os lucros do Rock In Rio também são provenientes da transmissão do evento via multimídia e venda dos produtos exclusivos, como por exemplo:

  • Acessórios como chaveiros, pin, buttons, bonés, colares, pulseiras e canecas;
  • Camisetas com estampa exclusiva do Rock In Rio.

Sendo assim, o Rock in Rio pode nos ensinar várias lições de empreendedorismo, gestão de negócios e de marca.

Dados financeiros do Rock In Rio

Para termos uma ideia da magnitude do festival, vamos utilizar os dados financeiros do Rock In Rio de 2019.

Primeiramente, é importante dizer que o festival contou com 700 mil pessoas, movimentando R$ 1,7 bilhão e gerando cerca de 25 mil empregos.

Sendo assim, um festival como o Rock In Rio é altamente vantajoso para a economia local, já que recebe pessoas e turistas de todos os lugares do mundo.

Dessa forma, um evento como este influencia no transporte público e privado, assim como nas hospedagens em hotéis, dentre todos os outros aspectos turísticos da cidade.

De acordo com algumas declarações do Sindicato dos Meios de Hospedagens do Município do Rio de Janeiro, o Rock in Rio é um evento que faz parte do calendário, tal como o réveillon e o carnaval.

Por isso, engana-se quem pensa que o Rock In Rio é apenas um festival de rock. É uma grande lição de empreendedorismo.

Rock band playing a small live show

Lições que o Rock In Rio pode ensinar aos empreendedores

Conheça bem o seu público

Um dos detalhes mais importantes para qualquer negócio é conhecer muito bem o seu público.

Desde o começo, a história do Rock in Rio é marcada pela obstinação e pela construção de um evento voltado para um público específico, que são as pessoas apaixonadas por música.

Se você observar bem, verá que o Rock In Rio é um evento voltado para uma experiência sensorial que envolve música, ambiente único e shows de grande estrutura.

Mas como fazer isso em sua própria empresa?

Primeiro: tenha em mente quem é o seu público alvo e o que eles desejam do seu negócio.

Dependendo do seu mercado de atuação, os seus clientes precisam de uma solução imediata e única, e que ao mesmo tempo proporcione uma experiência única.

Por isso, reflita sobre os comportamentos do seu público, desejos, hobbies, necessidades e visão de mundo, para assim direcionar as suas estratégias e modelo de negócio.

Tenha os melhores parceiros ao seu lado

Outro grande ensinamento que podemos ter com a História do Rock in Rio é construir boas relações de negócios e ter os melhores parceiros.

Como dissemos anteriormente, o mundo dos negócios e da produção de eventos trabalha com grandes parcerias e com oportunidades de divulgação de marca, e essa é a principal ideia.

Quando falamos de networking, estamos nos referindo à conhecer pessoas e empresas que possibilitem trocas mútuas, aprendizado e crescimento.

Muitas vezes, existem coisas que precisam de melhoria em nossos negócios, mas que não conseguimos enxergar.

Além disso, ter bons parceiros de negócio pode elevar a sua empresa a outro nível, ou fazer com que os seus planos saiam do papel.

Por isso, esteja sempre atento às oportunidades e as possíveis trocas, pois a partir delas podem surgir grandes parceiros e investidores.

Invista em uma experiência única aos seus clientes

Esta é uma das maiores lições do mundo dos negócios, principalmente para os empreendedores.

Se você observar a história do Rock in Rio e a história de grandes empresas como a Apple e a Coca Cola, por exemplo, você verá que todas elas buscam proporcionar o melhor para os seus clientes.

O Rock in Rio faz um grande trabalho de marca antes da pré-venda de ingressos, trabalhando a experiência sensorial e a antecipação.

Neste ano, o festival utilizou as suas redes sociais para dar pistas dos nomes que irão compor o line up, dando dicas e incentivando o engajamento do público nos posts.

Já no festival, você pode notar que os palcos e os ambientes são únicos e sempre reafirmam a marca.

Quem vai ao festival, sempre traz lembranças e fotos na roda gigante que é icone do festival.

Assim, é possível perceber que a experiência do festival é única, o que faz os espectadores se encantarem e voltar muitas vezes.

Trazendo essa lição para a vida do empreendedor, você deve investir em uma experiência única, seja no atendimento e na qualidade do seu produto ou serviço.

Se possível, busque se diferenciar e superar as expectativas do seu público, encantando-os e fazendo com que eles sempre voltem ao seu negócio e tendo você como referência.

Valorize a sua marca

E por falar em diferenciação, o trabalho de marca é uma das grandes lições que devemos aprender com o Rock In Rio.

Como dissemos, os parceiros e patrocinadores desejam expor as suas marcas, produtos, coleções e investir pesado na publicidade.

Lembre-se da máxima: quem não é visto, não é lembrado.

Portanto, trabalhe a sua marca, mesmo que você esteja começando agora. Se possível, dedique um tempo às suas redes sociais, o seu espaço físico, escolha cores que lhe representem e que sempre façam o seu cliente lembrar de você.

Além disso, divulgar o seu produto ou serviço, assim como o feedback dos seus clientes é importante para fortalecer a sua marca e a sua confiabilidade no mercado.

Assim, busque sempre valorizar a sua marca e investir no visual e na qualidade do seu negócio.

Não desista diante da primeira dificuldade

A primeira lição que aprendemos com a História do Rock in Rio é não desistir diante das dificuldades.

A primeira edição do festival enfrentou grandes problemas, mas com a visão de negócio que Medina teve e com a sua persistência diante dos cenários negativos, o Rock in Rio se tornou um dos maiores festivais do mundo.

Por isso, persista sempre. As dificuldades são muito comuns no começo de todo negócio, pois normalmente iniciamos sem muito conhecimento e experiência no mercado.

Contudo, a prática diária e os erros e acertos nos ensinam a como melhorar e criar novas estratégias, melhorando continuamente.

Sendo assim, não desista dos seus objetivos e sempre esteja atento ao feedback dos seus clientes e as tendências de mercado.

Conclusão

A história do Rock in Rio traz muitos aprendizados sobre persistência, gestão de negócios e empreendedorismo.

Por isso, é importante dizer que para se tornar grande e ter sucesso em seu negócio, a persistência e a capacidade de melhorar continuamente são cruciais.

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Equipe Sem Grife

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Uma resposta

  1. Não é simplesmente escrever qualquer coisa e publicar na
    internet. Obrigado pela informação. Vou compartilhar o seu
    artigo no meu instagram.

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