Search

A história do Primo Rico (Thiago Nigro)

Thiago Nigro: você conhece ele. Pela sua história ou pelos milhões de seguidores. Vamos adentrar profundamente no tema de quem é Thiago Nigro. E pode ter certeza que a história de Thiago Nigro (o Primo Rico) é marcante. A história do primo rico vai te surpreender.

Quem é Thiago Nigro?

Gostando ou não, bem ou mal, Thiago Nigro é uma pessoa que já tem o seu lugar de destaque na história do mercado financeiro brasileiro.

Sua presença como maior educador financeiro do país mudou toda a dinâmica do mercado e fez com que muitas pessoas começassem a tirar o dinheiro da poupança para investir de verdade.

Quando ele havia começado no Youtube, 500 mil pessoas estavam cadastradas na bolsa de valores. Hoje esse número já ultrapassa a marca dos 5 milhões.

Mas, acredite se quiser, ele é mais que um influenciador que impactou a vida financeira de milhões de brasileiros.

Thiago Nigro é também um dos empresários mais bem sucedidos do país e que muitos afirmam possuir uma visão sem igual.

O documentário “na onda do bilhão” vai mostrar toda a trajetória de Thiago Nigro e vai ir muito além do que as histórias já amplamente conhecidas.

Agora, você descobre Todos os sucessos, fracassos, críticas, polêmicas e por fim, um erro recente que pode ter lhe custado milhões.

Tudo isso é o que compõe a trajetória que levou Thiago Nigro a se tornar o Primo Rico, uma das caras mais conhecidas da internet brasileira e o maior influenciador de finanças do mundo e compõe a história do Primo Rico como empresa.

o primo rico

A Vida de Thiago Nigro, O Primo Rico

Thiago Nigro nasceu no dia 7 de outubro de 1990 em São Paulo, ou seja hoje ele tem apenas 31 anos.

Desde criança sempre gostou muito de videogames de uma forma geral e em especial da Nintendo.

Zelda, Pokemon e outros sucessos acompanharam e continuam acompanhando a vida de Thiago.

Quando criança, o seu sonho era inclusive ser um dos caras de suporte dos jogos, como relata na sua participação no podcast Inteligência Limitada.

Após terminar o ensino médio em 2008, ele ingressou no curso de Relações Internacionais na ESPM, A Escola Superior de Propaganda e Marketing

Nessa mesma época, com 18 anos ele recebeu de presente dos pais 5 mil reais e resolveu investir tudo na bolsa de valores depois de ver alguns filmes relacionados e ter a impressão que ficaria rico a partir desses 5mil.

Bom, como vocês já devem ter ouvido ele contar isso algumas vezes…. compra uma opções aqui vende outras ali, ele acabou quebrando em uma semana.

E foi ai que ele optou por começar a estudar de verdade investimentos.

A Carreira do Primo rico

Mas pausa nos investimentos pra gente ver que ele ficou um bom tempo apenas adquirindo conhecimentos para só depois de alguns trabalhos em outras areas, realmente ir trabalhar com investimentos.

Então antes de adentrar nos investimentos, Thiago Nigro durante a faculdade integrou a equipe do RH da Aiesec – uma famosa ONG voltada para jovens.

Em 2009 atuou como estagiário no departamento de marketing da empresa The Hershey Company. Aquela mesma, dos chocolates.

E em 2010 passou a trabalhar na Page Personal, uma empresa de consultoria de recursos humanos.

Carreira nos Investimentos

Foi quando só 3 anos depois de ter perdido todo seu dinheiro na bolsa, lá no início de 2011 que Thiago Nigro começou a trabalhar com investimentos na Investpartner Investimentos que presta serviços de consultoria financeira.

Ele entrou como o primeiro agente autônomo de investimentos do escritório.

Inclusive, foi justamente nesse escritório, na avenida paulista que ele conheceu sua esposa: A Camila Ferreira que na época trabalhava no administrativo da empresa.

E guarda esse rostinho aí porque ela vai ser muito importante na história do primo rico.

Mas não vai achando que foi tudo mil maravilhas não.

Thiago Nigro chegou no final de um processo seletivo de um banco internacional e o entrevistador chegou a humilhá-lo ao dizer que ele deveria ter vergonha da faculdade que ele fazia.

Contudo, um pouco depois dessa época ele já tinha utilizado de seus estudos após o fracasso inicial dos seus investimentos para tirar certificações como por exemplo:

  • o de Agente Autônomo de Investimentos (ANCORD);
  • o de Operador no Mercado de Ações (ANCORD);
  • e o CPA-20 (ANBIMA);

Contudo, mesmo estando em constante evolução o que ele ganhava como agente autônomo de investimentos, não era suficiente para ele.

E aí ele dava seu jeito, já chegou a ser garçom no outback e a trabalhar como barmen aos finais de semana juntamente com quem? Adivinha!?!? Ela mesmaaa, Camilaaaa….

Cheirinho de amor no ar. Inclusive, foi ai nesse contexto que rolou o primeiro beijinho uuu

Tem até uma história do ambiente de escritório muito legal que o thiago conta que….. se bem que deixa ele mesmo contar essa história.

Você vê como o mundo da voltas né?

Agora, voltando a falar sobre o Thiago porque logo menos a gente conversa mais sobre o THICA – o casal Thiago e Camila.

Mas além de barmen, ele também era o agente autônomo que dava as palestras do escritório que normalmente eram justamente quando? Nos finais de semana.

Então basicamente Thiago trabalhava de segunda a segunda.

Porém, ele permaneceu como sócio da empresa até 2015 que foi quando ele criou seu próprio escritório de investimentos a M Nigro que em coisa de 1 ano já tinha 55 funcionários e 5 mil clientes.

Em 2017, Thiago acabou vendendo sua parte na empresa, e conquistou seus primeiros milhões.

O início do canal O Primo Rico

E nesse mesmo ano surgiu a ideia de criar um canal no Youtube de educação financeira.

Mas não, essa ideia não foi do Thiago e sim da Camila.

Te falei que ela ia ser importante nessa história né? Se não fosse ela, o Thiago nunca teria começado um canal.

Isso tudo porque Thiago achava que ele não tinha o perfil para ser youtuber. Ele entendia que tinha um perfil muito técnico para o Youtube.

No vídeo intitulado “A história por trás do primo rico!” Thiago e Camila contam essa história.

Vale lembrar que naquela época o Youtube não era o que é hoje.

Thiago chegou a falar que o maior canal de finanças do Youtube no Brasil tinha algo na casa dos 10 mil inscritos. Era um assunto que para a maioria dos brasileiros era muito maçante.

Mas eles decidiram trazer um toque de didática e leveza para esse universo.

Foi ai que com a ajuda da Camila, que na época cursava a faculdade de cinema, (A MULHER FAZ DE TUDO) que Thiago Nigro começou a fazer vídeos sobre investimentos.

No início os 2 faziam os roteiros, gravações, edições, ou seja, tudo do canal.

E para você ver como o primo rico evoluiu ao longo dos anos, pega o primeiro vídeo dele e compara com o atual.

Apesar de desde aquela época passar confiança segurança e tranquilidade para quem o acompanhava ele parecia um primo em miniatura e ainda não tinha o traquejo que tem hoje.

Se liga no que ele disse em um post de 27 de setembro de 2021, onde ele se refere ao primeiro vídeo e ao início do canal

E Nesse inicio de canal, ele chegou a fazer um curso de previdência privada que não teve nem sequer uma matricula.

Então esse rótulo de vendedor de curso não chega a ser nenhuma ofensa já que não é fácil como muitos dizem.

Contudo, logo depois desse fracasso de vendas, no dia 30 de maio, ele estava comemorando mais de 200 mil inscritos em seu canal.

E no dia 24 de outubro de 2017, ele fez um post nas suas redes sociais comemorado a marca de 400 mil inscritos.

Pilares do Canal O Primo Rico

De qualquer forma, o canal do primo rico seguiu 3 principais pilares que foram sendo moldados ao longo do tempo e levaram o seu canal a milhões de brasileiros.

1- Skin in the game

Um dos principais pilares do canal de Thiago Nigro é justamente o skin in the game

Na sua série de vídeos “Rumo ao bilhão“, a carteira dele é aberta ao publico e todo o racional das suas decisões são expostos

E justamente por isso, o skin in the game, que na tradução é a pele em risco

Já que ele mostra todas suas posições na prática e combate todas as eventuais criticas de quem afirmava que ele falava uma coisa mas investia seu dinheiro em outras.

Essa abertura total de sua carteira chegou a trazer uma série de problemas para Thiago já que uma das posições de sua carteira no início de 2020, a JHSF, teve uma grande queda em suas ações.

Justamente por essa queda na casa dos 50%, primo rico foi alvo de uma série de memes. (procurar memes)

Contudo, em menos 6 meses, as ações voltaram ao patamar pré-queda.

Primo rico comentou sobre o assunto e demonstrou seu incomodo com a situação.

2- Reflexões

Outra parte muito importante de quem acompanha de perto o primo rico é a parte reflexiva.

As reflexões em relação ao dinheiro também são parte presente na vida dos fãs por intermédio de Thiago Nigro.

Uma frase de uma entrevista que ilustra bem um dos seus principais pilares de pensamento é  a seguinte

“Eu nunca gostei de ostentar. Uso a mesma roupa todo dia. Quando você ostenta, atrai pessoas que amam as coisas e usam as pessoas. Minha crença é inversa: amar as pessoas e usar os objetos.”

Além disso, ele faz diversas reflexões bíblicas tendo feito inclusive uma série de lives sobre o Rei Salomão e seus ensinamentos.

No canal do próprio primo rico, ele também tem um vídeo muito bom com 7 ensinamentos sobre o Rei Salomão

3- Métodos de Investimentos

O terceiro pilar nada mais é do que os métodos de investimentos criados pelo próprio Thiago Nigro, entre os mais famosos está o ARCA.

O nome claramente inspirado em Noé, que na Bíblia sobreviveu ao dilúvio, A sigla nos investimentos significa quatro segmentos: Ações (a); real estate, geralmente fundos imobiliários (r); caixa (c); e ativos internacionais (a).

A marca de 1 Milhão de Inscritos

Avançando um pouquinho tempo, No dia 13 de julho de 2018, O canal O Primo Rico estava batendo a marca depois 1 milhão de inscritos.

O primeiro livro de Thiago Nigro

Foi quando no dia 10 de novembro de  2018, ele lançou seu primeiro livro: Do Mil ao Milhão. Sem Cortar o Cafezinho. Passo importantíssimo em sua história e vida.

Nesse livro ele embasa sua tese de enriquecimento em 3 pilares: gastar bem, investir melhor e ganhar mais.

O Desafio Do Mil ao Milhão

No início de 2019 Thiago Nigro também começou um desafio que realmente iria mudar toda sua vida.

Em abril de 2019, o criador do canal primo rico, começou o desafio de fazer 21 dias consecutivas de lives no instagram começando as 5 horas e 6 minutos da manha.

O desafio propunha a conquista da liberdade por parte de quem assistia as lives naquele determinado horario já que elas não ficariam salvas.

O desafio que depois veio a ter outras temporadas, contou com participações de grandes empresários e bilionários como Flávio Augusto, dono da Wise Up e do Orlando City, Guilherme Benchimol, do  Grupo XP, e Alexandre Costa, fundador da Cacau Show, Luiza Helena Trajano, presidente do conselho de administração do Magazine Luiza, O DJ Alok e o jornalista Evaristo Costa.

Na época, ele já tinha um canal que contava com mais de 2 milhões de assinantes, mas nesse momento ele conseguiu além desses inscritos, uma base de seguidores realmente fieis.

Da uma olhadinha na arte do primeiro desafio do mil ao milhão:

Agora nas mais recentes.

Como evoluíram em?

A Maior Polêmica na vida do Primo Rico

A história do Primo Rico é marcada por poucas polêmicas, mas em 2019, quando tudo parecia ir bem, Thiago Nigro passou por um dos momentos mais difíceis da sua carreira como figura pública.

No dia 25 de julho de 2019, a Revista Veja publicou uma matéria assinada por Ana Carolina Soares com o seguinte título: “Com dívida de 1,7 milhão de reais, imóvel de “Primo Rico” vai a leilão”

A internet passou a comentar a notícia de forma desenfreada:

Acontece que, a história não era bem essa.

Essa suposta divida vinha lá de 2012 e era referente a um apartamento que os pais de Nigro compraram e colocaram no nome dele por estarem com o nome sujo.

Em 2019, quando essa matéria surgiu, Nigro já era uma pessoa muito bem sucedida financeiramente e mostrava no seu próprio canal parte de todo esse sucesso

Por isso, a matéria divulgou aquilo como algo tão surpreendente, porque de fato era.

Mas a verdade é que nada disso não se passava de um mal entendido ou uma tentativa de conseguir mais cliques já que em 2019, o Primo Rico já contava com parcerias e sociedades que lhe asseguravam toda segurança financeira do mundo.

No dia 21 de abril de 2021, Thiago Nigro comentou o caso ao ser entrevistado no Flow Podcast

Em meados de 2022, a matéria continua no ar.

Entrevistas marcantes no canal O Primo Rico

Passada essas turbulências na história do Primo Rico, hoje o canal do primo rico possui entrevistas com as maiores celebridades do brasil Neymar, Anitta, Whinderson e alguns dos maiores investidores do mundo como por exemplo

Evento “Do Mil ao Milhão”

E ele usou toda sua influência para construir o evento Do Mil ao Milhão – a Imersão Presencial, reuniu 20 mil primos no ginásio do Ibirapuera em São Paulo durante os dias 10 e 11 de agosto.

Palestraram Flávio Augusto, Alê Costa, Luiza Helena Trajano, Abílio Diniz, João Adibe, Guilherme Benchimol, Janguiê Diniz, Jordan Belfort, Nando Parrado e Dan Cockerel.

Esse evento foi um fenômeno pelos simples motivo que um cara que fala sobre educação financeira, um tem chato para  a maioria dos brasileiros, colocou o equivalente a um estádio de futebol para ver o que ele tinha a falar.

Era algo totalmente inimaginável apenas 2 anos antes, quando Thiago Nigro havia começado.

O Canal Rich Cousin

Avançando um pouquinho na história do Primo Rico, no início de 2020, Thiago Nigro encarou uma nova empreitada que acabou não indo para frente e poucas pessoas sabem e ficaram sabendo que é o canal RICH COUSIN, que é primo rico em inglês.

Ele chegou a gravar 5 vídeos no mesmo formato tradicional porém, obviamente em inglês.

O canal estreou no dia 2 de janeiro de 2020 e teve seu quinto e ultimo vídeo publicado no dia 22 de janeiro de 2020.

O canal conta com 11 mil inscritos e Thiago optou por cancelar ou adiar sua entrada no mercado americano.

O Grupo Primo

Nesse mesmo ano de 2020, o Grupo Primo, a empresa de Thiago Nigro e seus sócios começou a ser mais comentada e divulgada pelos próprios sócios, entre eles o próprio Thiago Nigro

Para você que não sabe, a empresa que começo com sede dentro da sede da XP e hoje tem a sede em alphaville, Conta com O Primo Rico, de Thiago Nigro,  O Viver de Renda, de Bruno Perini e várias outras empresas:

Empresas do Grupo Primo

A Spiti, casa de análise independente, a Finclass, plataforma de finanças que ensina a investir do zero, a Staage, conjunto de aulas de marketing digital, o Netflix do marketing digital.

A Grão, uma conta digital grátis,

A Edufinance, maior empresa de ensino de valuation para investidores no país,

A TopInvest, que é uma empresa que oferta cursos para quem busca certificações financeiras.

A Staar que são cursos para a galera do mundo de startups e programação,

E a Paradigma Education, casa de análise do mercado cripto

Hoje os números do grupo são assustadores:

  • 13+ seguidores no instagram
  • 8+ inscritos no youtube
  • +200 mil alunos

E o negócio que começou como um canal no youtube do primo rico, hoje tem apenas 12% do seu faturamento diretamente ligado a imagem do Thiago Nigro segundo o próprio fundador da empresa em entrevista dada ao Neofeed.

Jovens de Negócios e Primo Rico

Um dos motivos disso é justamente a expansão da marca com a aquisição de outras empresas.

E um dos primeiros movimentos mais fortes do Grupo Primo foi justamente a aquisição do canal Jovens de Negócios do Breno Perrucho.

No dia 13 de fevereiro de 2020, a Infomoney publicou essa notícia que viria a ser outro marco da história do Primo Rico.

Ele estava comprando 20% de um canal do Youtube por 1 milhão de reais.

Faturamento da Empresa

Em outra matéria publicada pela isto é dinheiro, no dia 23 de outubro de 2020 ele chega a falar que o planejamento era terminar o ano com 100 milhões de reais de resultado operacional.

O que possibilita falar que a empresa dele já estava naquele momento avaliada em mais de 1 bilhão de reais.

O Segundo Livro de Thiago Nigro

Nesse mesmo ano, em seu outro livro, publicado em novembro de 2020, “Método Financeiro do Primo rico” ele já é mais técnico

Esse foi o marco do método de investimentos criado pelo primo rico, o ARCA, que é dissecado no decorrer do livro.

A Finclass

O ano passou, e o Thiago Nigro estava guardando no bolso o maior projeto da sua vida

E foi quando em 26 de abril de 2021 o primo rico divulgou o seu mais novo empreendimento, A Finclass

Na participação do Flow podcast ele ainda afirma que gastou 20 milhões na elaboração desse projeto.

Tamanho investimento demandava uma grande abertura e foi isso que ele fez na live de abertura da finclass com um palco monumental.

A live contou com uma robusta apresentação do produto, com um holograma do primo rico conversando com o próprio primo rico e com entradas muito bem feitas, entre elas, uma com a participação de Thati Lopes

Contudo, apesar de um bom produto com aulas ótimas e com qualidade de produção invejáveis, o  tal investimento não parece ter sido o melhor de sua vida.

Essa conclusão pode ser obtida pela percepção de mercado

Primeiramente, muitas assinaturas foram distribuídas via corretoras parceiras como por exemplo clear e rico investimentos.

Apesar de Thiago Nigro ter dito que a finclass conta hoje com 125 mil alunos, número bastante expressivo, muitas dessas assinaturas são fruto da promoção de abertura, com preço abaixo do atual

e também da parceria com as corretoras que certamente possuem um valor revertido para a Finclass menor do que a assinatura direta.

Além disso, mais recentemente durante o seu podcast, o Primocast, com participação de IGOR 3K e o CEO do Flow podcast, que foi ao ar em 4 de julho de 2022 Nigro dá entender que fez um investimento grande que talvez tenha sido preceptado.

Ele disse “alguns dos maiores erros que eu já cometi na vida, nos últimos dois anos, eles tem a ver com dar um passo maior que a perna, ir atras da fruta alta enquanto você poderia ir atrás da fruta baixa. É primeiro você investir no projeto antes dele dar resultado, acreditando que ele vai dar resultado mas talvez ele nunca dê.”

E vale lembrar que quando ele afirmou que havia investido 20 milhoes na finclass, ela ainda nao havia sido lançada.

Portanto existe essa especulação de mercado de que a finclass pode ter sido o único erro dos últimos dois anos do Grupo Primo.

Faturamento Grupo Primo Atualmente

Mas com erro ou sem erro, tudo isso acabou se consolidando em 2021 como um negócio multimilionário.

O grupo primo encerrou o ano de 2021 com um faturamento de 130 milhões de reais e com mais de 200 mil clientes únicos

Segundo o Neofeed, a empresa já vale mais de 1 bilhão de reais.

A conversão de Thiago Nigro

E em 2022 Thiago começou a falar mais profundamente de sua conversão e de como começou a acreditar em Deus.

No dia primeiro de março desse ano, ele postou uma foto de quando ele se batizou. Essa publicação conta hoje com mais de 1 milhão de curtidas.

Já no dia 27 de abril de 2022, um vídeo com título “Ganhar Dinheiro é pecado?” Thiago Nigro, Flávio Augusto e Rodrigo Silva conversam em Jerusalém, sobre o tema.

Mas para sermos justos, todo esse processo começou a realmente ser observado pelo publico de fato no início de 2021 no evento Destiny Mind onde O Primo rico dá seu testemunho ao criador do evento, Tiago Brunet.

Essas aparições públicas, testemunhos, reflexões bíblicas, se deram muito devido a ligação do primo rico com Tiago Brunet que aparenta ser o metor espiritual de Nigro.

Reflexões sobre o Primo Rico

E agora falando mais sobre minha experiência com o Thiago Nigro: hoje, eu elogio muito ele, tenho ele como uma inspiração mas nem sempre foi assim.

Já achei que ele era uma pessoa que não tinha muito conhecimento, que era raso mas toda essa minha percepção mudou quando comecei o meu próprio canal e percebi que as pessoas precisam do básico que o Thiago sempre focou.

E além disso, minha ideia mudou completamente quando vi o quão difícil é ensinar.

Dezenas de vídeos gravados onde o resultado não era satisfatório mês fez enxergar o quanto o cara era bom.

Toda essa história, eu inclusive conto de maneira completa no meu livro ” Fundamentalmente: lições indispensáveis para investidores de sucesso que foi publicado esse ano pela alta books, mesma editora do livro pai rico e pai pobre por exemplo.

Caso você tenha interesse de ler história e diversas outras reflexões sobre negócios e investimentos, ele está disponível aqui.

Gostou do artigo sobre a história do primo rico? Se sim, segue lá no Instagram e se inscreve no canal do Youtube para ficar atualizado de todas as novidade do Investidor Sem Grife!

Para baixar GRATUITAMENTE meu mais novo ebook sobre investimentos e não cair nas armadilhas do mercado clique aqui.

Facebook
Twitter
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscreva-se para receber avisos e notícias sobre o Mercado Financeiro

Não quer perder nenhum post? Inscreva-se para receber avisos e notícias sobre o Mercado Financeiro

Educação Financeira

Como economizar na compra de móveis para sua casa: estratégias inteligentes

Antes de adquirir novos móveis, um planejamento financeiro detalhado e uma pesquisa criteriosa de preços são essenciais. Essas estratégias

Educação Financeira

Planilha de Controle Financeiro Pessoal Gratuita: As Melhores (Definitivo)

O uso da planilha de excel para gerenciamento das finanças permite uma visualização clara do estado atual e projeções futuras do orçamento

Reflexões e Livros

Resumo Pai Rico, Pai Pobre (Completo)

A busca pela riqueza muitas vezes é compreendida como um desejo simples de acumular mais dinheiro. Entretanto, há componentes mais complexos

Investidor Sem Grife

A História da Família Rothschild

Por trás das cortinas da história, existem nomes que sussurramos com respeito e mistério. Um desses nomes é Rothschild. De raízes modestas para

Educação Financeira

Controle Financeiro Pessoal: Dicas para Organizar suas Finanças

Ao longo da vida, é essencial aprender a organizar as finanças pessoais para garantir a segurança financeira e alcançar os objetivos de longo

Educação Financeira

Notion Para Finanças: como fazer um controle financeiro eficiente?

Gerenciar finanças pessoais ou empresariais eficientemente é crucial em um mundo cada vez mais digitalizado. A chave para um controle financeiro