Nascido na África do sul, programador desde os 10 anos de idade, fundador do PayPal, o mais novo dono do Twitter, criador da primeira empresa a produzir carros elétricos em larga escala e também inventor do primeiro foguete a realizar pousos verticais
Estamos falando, é claro, do gênio mais polêmico da história: Elon Musk
Mas nem sempre foi um caminho tranquilo para Musk – ele quase faliu mais de uma vez, passou por processos judiciais e escrutínio do governo, trabalhou por mais de 120 horas por semana e tomou um grande golpe na sua carreira.
Hoje, você conhecerá um pouco mais sobre a trajetória desta figura tão polêmica, inovadora, carismática e acima de tudo, um grande empreendedor.
E como não poderia ser diferente, nós fizemos uma investigação completa sobre a vida dele e tudo que já se passou em sua trajetória e vida pessoal e elaboramos o documentário desafiando o impossível para você entender a mente desse gênio tão controverso.
Então aproveita esse inicio, já compartilha esse artigo com quem você acha que vai gostar desse conteúdo. Assim você valoriza esse trabalho que é disponibilizado gratuitamente para vocês
E aí, vamos comigo?
Infância e relação com o pai
Elon Reeve Musk nasceu em Pretória, na África do Sul, no dia 28 de junho de 1971.
Ele é Filho de Maye Musk, uma famosa modelo que já apareceu em capas de diversas revistas e também de Errol Musk, um engenheiro elétrico.
E sua história já começa conturbada porque ao 9 anos, seus pais se divorciaram e ele e seu irmão Kimbal optaram por ficar com o pai.
Ele se sentia muito mal em relação ao pai e o motivo era justo
Na época, sua mãe se viu obrigada a cuidar dos três filhos sozinha, e como o pai parecia muito deprimido e solitário ele acabou fazendo um esforço para ir morar com ele.
No entanto, foi só quando a mudança aconteceu de fato que os problemas na relação entre Elon e Errol começaram a aparecer:
Em uma entrevista à revista Rolling Stone ele disse “Fiquei triste por ele mas na época, eu realmente não entendia que tipo de pessoa ele era”.
Na mesma entrevista, o empresário ainda chamou o pai de “uma pessoa terrível”, e se lembra de sua infância como sendo “miserável”.
De acordo com Musk, seu pai praticava abusos psicológicos contra seus filhos:
Abre aspas “Você não tem ideia de como foi ruim. Quase todos os crimes que você pode imaginar, ele cometeu. Quase todas as coisas más que você pode pensar, ele fez”.
Mas a briga entre os dois estava longe de terminar por aí, para o Daily Mail, Errol rebateu Elon afirmando que seu filho precisava crescer:
O pai do Elon por sua vez disse “Ele precisa superar isso. Está agindo como uma criança que não consegue o que quer. Aparentemente agora eu sou o único sendo irracional aqui”.
Errol, ainda admitiu que algumas das coisas ruins a que ele se refere podem ter relações com quando ele atirou e matou três homens que invadiram sua casa.
Contudo aqui vale ressaltar que Errol foi absolvido por legítima defesa mais tarde.
De qualquer forma, que treta hein? Precisando de um novo apresentador para o casos de familia, só me chamar
Mas nem só de treta vive uma pessoa e Apesar do passado conturbado, Elon diz que herdou muito do seu talento de engenharia com o pai
De acordo com a Revista Rolling Stone, Errol pode ter sido uma das pessoas mais jovens da África do Sul a receber um diploma de engenharia.
Além disso há ainda rumores de que Errol Musk fez fortuna com as minas de esmeraldas, mas Elon negou esses rumores e ainda afirmou em um tweet postado em dezembro de 2019 que é naturalmente talentoso na engenharia porque herdou essa habilidade do pai. e que que era muito difícil para a maioria das pessoas era fácil para ele.
Por fim disse que durante um tempo, ele chegou a pensar que as coisas eram óbvias demais e que não entendia como as outras pessoas não entendiam.
E pior que não era só gogo não viu…
O pequeno Musk passava até 10 horas por dia lendo e desde cedo, demonstrou um talento incomum para a engenharia e a computação.
Ele aprendeu Sozinho, a escrever códigos para elaborar softwares.
Em 1983, por exemplo, quando ele tinha apenas 12 anos aprendeu a programar sozinho e criou um jogo chamado “Blastar”.
O jogo ganhou certa projeção na Internet e assim, Musk vendeu o jogo que ele descreveu como “trivial mas melhor que Flappy Bird” por 500 dólares.
E caso você queira jogar o joguinho que ele fez quando tinha 12 anos, vou deixar o link de um site que codificaram e disponibilizaram o Blaster para o publico.
De qualquer modo, Musk já mostrava a junção rara de duas características que fizeram as pessoas mais bem sucedidas do mundo chegarem
Além de toda a sua inteligência que pôde ser percebida desde cedo pela família, Musk também sempre se mostrou alguém com espirito empreendedor.
Juntamente com seu irmão, ele chegou a vender ovos de pascoa de casa em casa e chegaram a deixar tudo pronto para a abertura de um fliperama.
Eles conseguiram o lugar, as licenças e o dinheiro, mas só não conseguiram de fato abrir o empreendimento porque era necessário alguém maior de idade para assinar a papelada e seus pais não quiseram validar a abertura da empresa.
Elon sempre foi Genial?
E aqui, deixa eu te falar uma coisa: Hoje em dia todo mundo tá careca de saber que Elon Musk é um gênio, não há dúvidas disso, o cara basicamente virou um sinônimo de gênio.
Para você ter uma ideia, dizem que Robert Downey JR. Se inspirou em Musk para fazer a atuação como Tony Stark, o de Homem de Ferro.
E isso é tão verdade que ele até teve uma aparição especial em Homem de Ferro 2 da Marvel, como você pode ver a seguir:
Mas nem sempre foi assim…
Mas nem sempre foi assim, quando era mais jovem, seus colegas não estavam nem um pouco convencidos do potencial de Elon.
Por ser o mais magro, baixo e com uma aparência de nerd da turma, Musk chegou a sofrer bullying ao longo de todo o ensino médio até se formar aos quinze anos.
Em entrevistas ele já relatou que por ser o mais novo da turma, logo de cara os outros estudantes já começaram a implicar com ele.
Além disso ele chegou a chamar os bullies de gang por tanto que ele era atacado.
A perseguição a Musk era tanta que ele teve que ser levado ao hospital várias vezes por ser espancado e empurrado escada abaixo.
Em entrevista ele disse abre aspas “teve um dia que Eles conseguiram fazer meu melhor amigo me atrair para fora do esconderijo para que pudessem me bater. E isso doeu”,
e continuou dizendo que “Por alguma razão, eles decidiram que eu era esse cara, e eles iriam atrás de mim sem parar. Foi isso que dificultou o crescimento. Por vários anos, não houve trégua. Você é perseguido por gangues na escola que tentaram me bater (palavrão) e então eu voltava para casa, e seria horrível lá também.”
Saída da África
E após se formar, as dificuldades não acabaram e Musk se deparou com outro problema.
Na época do Apartheid, todos os homens que tinham terminado o ensino médio ou estavam prestes a se formar eram obrigados a exercer o serviço militar por dois anos.
Com isso, aos 17 anos, Musk se opôs a essas regras e se mudou para o Canadá depois de vender algumas ações de uma farmacêutica que havia comprado alguns anos atrás.
E olha a doidera que ele fez: sabendo que sua familia tinha origem no candá, ao chegar lá, Musk começou a rodar as cidades buscando na lista telefônica algum nome Musk para pedir abrigo para algum desses parentes distantes
E eventualmente foi conseguindo com primos e outros parentes distantes a estadia que ele precisava para ficar no canada.
Ele fez isso por um tempo até que matriculou na Queen’s University em Kingston, Ontário e nessa mesma época sua mãe, seu irmão Kimbal e sua irmã Tosca também foram para o Canada.
E aqui existem dois acontecimentos muito marcantes.
O primeiro foi que ao entrar na universidade ele resolveu que iria viver por um tempo com 1 dólar por dia, assim como faziam as pessoas mais pobres do mundo.
Quanto à sua experiência de viver com 1 dólar, Elon teve de parar após algumas semanas por complicações de saúde decorrentes da baixa ingestão de nutrientes.
Nesse período ele se alimentava basicamente de laranjas e conseguiu entender na pele uma pequena parte do que é realmente ser muito pobre.
O segundo grande acontecimento Foi ter conhecido Justine Wilson, uma aspirante a escritora. Eles se casariam e teriam cinco filhos juntos, 2 gêmeos e 3 trigêmeos, até que optaram por se divorciar em 2008.
Mas a primeira paquera de Musk no Canada não foi a Justine e sim a filha do seu primeiro chefe. Menino era assanhado..
Mas a primeira e ultima conversa que eles tiveram foi musk tentando se aproximar dela falando “eu penso muito em carros elétricos, você também pensa nisso?”
E naturalmente, essa abordagem não deu lá muito certo né…
Depois de 2 anos no canada na Queens University, Em 1992, Musk chegou aos Estados Unidos, onde iniciou seus estudos na Universidade da Pensilvânia – se formando mais tarde em física e economia.
Inclusive, Física foi o curso que ele mais gostou tendo dito que abre aspas “(Física é) uma boa base estrutural para pensar”, “Reduza as coisas às suas verdades fundamentais e raciocine a partir daí.”
Já em 1994, Musk realizou dois estágios no Vale do Silício: um na startup de armazenamento de energia Pinnacle, que pesquisava ultracapacitores eletrolíticos para armazenamento de energia,
e outro na startup mais promissora no desenvolvimento de jogos, a Rocket Science Games de Palo Alto.
E esses foram seus dois principais empregos. Porque o seu desejo de empreender acabou falando mais alto.
Para você ter uma ideia, além dos empreendimentos da infância, enquanto ainda estudava na Universidade da Pensilvânia, Musk junto com um amigo alugou uma fraternidade de 10 quartos e a transformou em uma boate onde conseguiu seus primeiros trocados empreendendo.
Essa balada ilegal foi uma das primeiras experiências com empreendimentos de Elon Musk na terra do Tio Sam e o ajudou a pagar sua universidade.
O Início no Empreendedorismo de Musk
Já no ano de 1995 ele iria dar sequência nos seus estudos em física ao ser aceito no programa de Doutorado em Física Aplicada na Universidade de Stanford.
No entanto, dizem as más línguas que apenas 2 dias depois de entrar em Stanford ele desistiu e decidiu se juntar ao boom da Internet
Primeiro ele se candidatou a um emprego na Netscape, ao qual, diga-se de passagem, ele nunca recebeu uma resposta.
Foi quando, nesse mesmo ano ele decidiu não depender de ninguém para lhe aceitar em uma empresa.
Elon Musk então pegou os 15 mil dólares que ele tinha e juntamente com seu irmão Kimbal fundou a Zip2, uma empresa de software web.
A empresa desenvolvia “guias de cidades” na Internet para jornais como o Chicago Tribune e o famoso The New York Times.
E por mais simples que isso pareça ser hoje em dia, na época era uma visão sem igual, já que ele acreditava no inicio da internet que o futuro das buscas seria via internet e não mais via catálogos.
Em uma palestra para a Universidade do Sul da Califórnia, em 2014, Musk explicou que em vez de comprar uma casa, ele e seu irmão alugaram um escritório enquanto dormiam no sofá.
O problema foi que os dois só tinham um computador – e assim, o site ficava ativo durante o dia enquanto era programado até tarde da noite.
Musk atuou como CEO e CTO da Zip2 de 1995 até 1999, quando a empresa foi adquirida pela Compaq por US$ 341 milhões e Musk ficou com 22 milhões de dólares
Demitido da Própria Empresa
Voltando para a vida de Musk, já em 1999, Com o dinheiro da venda do seu primeiro negócio em mãos, Musk investiu 10 milhões de dólares e fundou a X.com –
Mas antes, ele não poderia deixar de comprar 1 dos 62 exemplares de uma McLaren, não é mesmo?
Ele recebeu a “encomendinha” ao vivo em uma entrevista:
Mas vamos voltar ao que a interessa, a X.com
A nova empreitada de Musk era uma empresa financeira que mudou seu nome para…. PayPal ao se fundir com a Confinity e ter Musk nomeado como seu primeiro CEO.
O PayPal acabou mudando o mundo das finanças para sempre mas o caminho não foi tão florido não.
O grande problema veio quando Musk entrou em uma discussão entre os fundadores depois de sugerir que eles mudassem seu servidor do sistema operacional gratuito Unix para o Microsoft Windows.
Durante o período dessas discussões Musk ainda era pressionado por investidores pelo surgimento de novos concorrentes e por falhas nas operações decorrentes do grande crescimento pelo qual a empresa passava.
E agora imagina o seguinte: você tá lá de férias, curtindo alguns dias em Melbourne na Austrália do outro lado do mundo, quando, de repente, te ligam dizendo que você foi demitido da sua própria empresa.
Foi exatamente o que Elon Musk passou no final dos anos 2000.
Enquanto Musk fazia uma pausa do trabalho para tirar alguns dias de férias na Austrália e aproveitar sua lua de mel, o conselho de administração do Paypal ligou para informar sua demissão do cargo de CEO.
Quem assumiu foi outro magnata do ramo da tecnologia, Peter Thiel que inclusive tem um livro fenomenal chamado “Zero to One”, em português de Zero a Um. Vou até deixar o link dele aqui:
E depois de bastante tempo do ocorrido, Musk até veio a público falando sobre essa demissão ao dar uma entrevista para revista Fortune onde admitiu com seu usual bom humor que “esse é o problema com as férias”.
Mas como já sabemos, as coisas deram certo para Musk também já que o executivo continuou a ser o maior acionista do PayPal.
Além disso, apenas dois anos depois o Ebay fez uma oferta de US$ 1,5 bilhão para comprar o PayPal.
A proposta foi aceita e essa brincadeira resultou em Elon Musk ganhando aproximadamente US$ 180 milhões de dólares por ter aproximadamente 12% das ações do PayPal, sendo assim o maior acionista da empresa a época.
PayPal Mafia
E o PayPal tinha tanto mas tantos talentos que todos os membros da diretoria após a venda conseguiram criar outros grandes empreendimentos,
Entre as empresas criadas por ex funcionários e sócios do Paypal estão o Linkedin, o Airbnb, o Pinterest e até o Youtube.
Essa galera ficou conhecida posteriormente como Paypal mafia, por serem considerados a elite da elite do Vale do Silício.
Exploração espacial
E nessa altura do campeonato já conhecendo um pouco da vida de Elon Musk fica claro que uma fintech não estava nem perto de ser o destino final dele
Desde jovem, Elonzinho tinha um fascínio insaciável pela exploração espacial.
E com o passar do tempo a crença de que a humanidade só poderia sobreviver se fôssemos capazes de colonizar outros planetas foi aumentando.
Mesmo antes da venda do PayPal, Musk tinha um plano ambicioso de enviar ratos e plantas vivas para Marte.
E aí, aos 31 anos, já no início de 2002, Musk então tomou a decisão oficial de entrar nesse mercado
Ele estava fundando a empresa que mais tarde ficaria mundialmente conhecida e admirada: estamos falando da Space Exploration Technologies, ou SpaceX.
O objetivo dele? Reduzir o custo das viagens espaciais em até 10 vezes.
Musk afirmou que se os humanos se tornassem uma espécie multiplanetária, reduziria as chances de um evento de nível de extinção em massa, como aconteceu com os dinossauros a milhares de anos.
Mesmo assim, convenhamos que construir foguetes é algo bem caro.
Com isso, depois de vender o PayPal, Musk procurou meios alternativos de trazer seu sonho à realidade.
Seguindo o raciocínio, primeiro o empresário investiu todo o seu dinheiro com a venda do PayPal em três novos empreendimentos: a Tesla, SpaceX e a Solar City.
Ele investiu 70 milhões de dólares na tesla, montadora de carros elétricos que comentaremos daqui a pouco, colocou tabmbém 10 milhões na solar city dando aos seus primos Peter e Lyndon todo o capital necessário para iniciar a empresa em 2006.
Esse ultimo investimento que apesar de não tão comentado, se mostraria um dos melhores investimentos da história de Musk já que no final de 2016 a Solar City foi vendida para a própria Tesla por impressionantes 2,6 bilhões de dólares.
A empresa não só se tornou o braço direito de energia sustentável da Tesla, como também uma fabricante de painéis solares e uma solução de armazenamento de energia através dos produtos Tesla.
Mas sem duvida nenhuma, a maior parte do dinheiro de Musk referente a venda do Paypal foi para a SpaceX, na qual ele investiu US$ 100 milhões com a esperança de reduzir os custos associados aos voos espaciais e inovar o setor.
Entretanto, o desafio era grande. Grande não, gigante, maior até que os 100 milhões que ele investiu na empresa.
Inclusive, um dos primeiros veículos da SpaceX recebeu o nome em homenagem a música “Puff the Magic Dragon”.
O nome da espaçonave, Dragon, foi a provocação de Musk aos críticos que lhe disseram que a SpaceX nunca seria capaz de colocar veículos no espaço.
E dentro disso, não faz muito tempo que Elon Musk mostrou seu lado mais humano ao falar sobre Neil Armstrong e Eugene Cernan, dois dos mais famosos astronautas que nosso mundo já presenciou.
E a fala foi surpreendentemente carregada de emoção justamente porque em 2012, tanto Neil quanto Cernan testemunharam perante o Congresso americano afirmando que a estratégia de Obama à comercialização de viagens no espaço poderia comprometer a segurança nacional.
Em suma eles criticaram bastante a SpaceX e consequentemente, Musk.
E assim, quando questionado, sobre isso pelo entrevistador do programa 60 Minutes, era nítido em Elon seu semblante de tristeza em relação ao assunto.
Confira um trecho da entrevista:
Fracassos
E de fato, alguns críticos começaram a ter certeza que estavam certos já que a SpaceX demorou para deslanchar
E convenhamos, nada mais do que o esperado já que… o cara estava tentando fazer foguetes do zero.
E por isso, diversos fracassos nos lançamentos ocorreram.
Em novembro de 2005, a primeira tentativa foi adiada por conta de uma válvula de oxigênio que não fechava.
A próxima tentativa foi reagendada para dezembro desse mesmo ano e também foi cancelada por condições climáticas e outros problemas com as válvulas.
O primeiro lançamento só seria possível de verdade no dia 24 de março de 2006 quando o Falcon ONE, o foguete da Tesla subiu sem problemas, deixando a terra e continuou indo por grandes…25 segundos.
Quando um incêndio teve início em cima do motor Merlin e fez com que o foguete, girasse sem controle, caindo no local de lançamento.
Mas Musk e os engenheiros não se deram por vencidos e a nova tentativa aconteceria quase 1 ano depois, em 21 de março de 2007.
Dessa vez o Falcon voou com confiança por vários minutos: Aos 3 minutos de voo o primeiro estágio se separou e caiu na Terra, como esperado;
o segundo motor entrou em operação para fazer com que o segundo estágio do foguete finalmente entrasse em órbita.
Tudo estava indo perfeitamente conforme o planejado.
Aplausos eufóricos e comemorações tomaram a sala de controle quando, aos 4 minutos, a carenagem no alto do foguete se separou como previsto.
O foguete estava fazendo tudo como devia fazer, até que… ele começou a vibrar.
Após 5 minutos de voo perfeito, uma explosão brutal.
Dessa vez os engenheiros sabiam na hora o que havia acontecido: A vibração começou no momento em que o combustível era consumido e o restante dele começou a se mexer dentro do tanque e bater nas laterais.
Quando o compartimento do motor sugou uma grande quantidade de ar, veio o Fogo.
Massss…. Musk já havia deixado bem claro que ele levaria aquilo até o fim e faria de tudo até conseguir um lançamento de sucesso, mas após a segunda falha as coisas começaram a ficar difíceis.
Quando uma nova tentativa de lançamento ocorresse já teriam se passado 4 anos desde a data limite estabelecida por ele para o primeiro voo com sucesso;
e o dinheiro, que parecia não ser problema no início, agora começava a preocupar.
Alguns já faziam as contas e viam que eles só tinham verba para mais 1 ou 2 lançamentos.
E a gente vai falar o que aconteceu com a SpaceX já já, mas antes vamos falar sobre a tesla para você entender de verdade o buraco que Musk se meteu.
A Tesla
Bom, após seu investimento inicial de 7,5 milhões de dólares na tesla lá em 2004, Musk começou a ficar cada vez animado com a companhia e a investir ainda mais pesado.
Em 2005 após o primeiro protótipo de carro dirigível Musk colocaria mais 9 milhões de dólares na empresa.
e depois de Musk investir no total até ali mais de 30 milhões de dólares na Tesla ele passava a assumir um papel ativo na empresa como seu maior acionista e engenheiro-chefe tendo comandado o projeto do primeiro carro da companhia.
Mas em 2007, Elon havia sido acusado de dar um golpe na diretoria.
Pois é…
Tudo começou com a expulsão de Eberhard de seu cargo de CEO, e mais tarde do conselho e dos escritórios da empresa.
Musk estava fazendo com Eberhard basicamente o que haviam feito com ele no paypal.
Só que com a diferença que nesse caso: os resultados e a gestão da empresa não estavam nem um pouco satisfatórios já que mesmo após a venda de 100 veiculos para pessoas como por exemplo os dois fundadores do google, a entrega atrasava cada dia mais.
Além disso, o custo de produção previsto estava totalmente equivocado e poderia ser até 3 vezes maior do que o planejado
Era nesse contexto um tanto quanto desesperador que Musk assumia como CEO da Tesla
E ao assumir por completo a liderança da empresa, Musk se destacava cada vez mais por suas atitudes extremas, mas enxergadas por ele como necessárias
Cito aqui o emblemático exemplo de uma demissão que foi bastante criticada.
Certa vez Musk demitiu um funcionário que faltou a um evento da Tesla para ver o filho nascer
Elon, por sua vez se justificou dizendo, abre aspas
Isso não é desculpa. Fiquei extremamente decepcionado. É preciso entender quais são suas prioridades. Estamos mudando o mundo e a história; ou você está comprometido ou não está.
Caos Total
Com tudo isso acontecendo em 2008, Musk ainda se deparou com uma dificuldade gigantesca de angariar mais dinheiro em meio a uma crise global que fazia com que os investidores fugissem de qualquer investimento minimamente mais arriscado, imagina então investir em uma montadora de veículos e uma empresa de foguetes…
Foi quando logo de cara, apesar da economia mundial passar por uma crise sem precedentes, Musk arriscou tudo para salvar a Tesla; investindo mais US$ 40 milhões de dólares do seu próprio dinheiro e de diversos empréstimos no seu nome.
Kimbal, o irmão de Musk também volta na história e vende absolutamente tudo que lhe restava após a crise de 2008 e também coloca na empresa.
E pensa na dificuldade de conseguir dinheiro
Se antes já era difícil arrumar investidores para uma montadora de veículos elétricos e uma empresa espacial que ainda não tinha em seu portfolio um lançamento de sucesso, agora seria ainda mais difícil.
Então Musk decidiu mostrar o quanto ele confiava na empresa e colocou mais dinheiro ainda nela.
Resumindo, com 2 grandes empresas inovadoras para gerenciar, Musk chegou bem perto de perder tudo.
A Tesla estava mal financeiramente e com dificuldades no desenvolvimento dos carros
Já a SpaceX, viu os seus dois primeiros lançamentos falharem.
Por essas e outras ele chegou a descrever o período “como pior ano da sua vida”,
E além de empréstimos de tudo quanto é lado para segurar as pontas nas suas empresas, ele também começava a vender seus bens como por exemplo carros – incluindo aquela mclaren que a gente falou aqui, casas e outros artigos de valo para levantar um dinheiro extra e conseguir o dinheiro que daria algum folego para suas empresas continuarem vivas.
Para piorar tudo, nesse mesmo momento ele também passava por um período muito difícil também no âmbito pessoal passando pelo seu primeiro divorcio com Justine Wilson, com quem teve seu relacionamento mais duradouro.
Além disso, a imprensa o usava diariamente como saco de pancadas e piada pronta devido às dificuldades pelas quais suas empresas estavam passando. Os críticos pareciam ter razão e Musk já era taxado como um completo maluco.
A vida dele estava realmente passando por mals bucados.
E foi justamente nesse contexto alarmante que o terceiro lançamento da SpaceX foi marcado.
No início de agosto de 2008 todos na empresa estavam cruzando os dedos para esse terceiro lançamento.
O foguete estava embarcando com um satélite da força aérea e algumas experiências da NASA que juntos pesavam 170 quilos.
Após uma primeira tentativa, que precisou ser cancelada em cima da hora, o foguete levantou voo ainda no mesmo dia após alguns ajustes.
Foi quando o Falcon One subiu e foi indo de maneira triunfante, até que fosse feita a separação do estágio 1 e 2 e o foguete falhar.
Uma análise da equipe revelaria que as novas versões dos motores Merlin tinham emitido um empuxo inesperado durante o processo de separação, o que levou os estágios a colidirem, danificando a parte de cima do foguete e seu motor.
E o pior era não saber sobre o problema anterior que causou a explosão do voo número 2. Os engenheiros não conseguiram nem avaliar se o problema da segunda missão havia sido resolvido.
Sem chegar a lançar, de fato, o segundo estágio, eles não sabiam se a falha das chacoalhadas no combustível havia sido resolvida.
Diante das dificuldades na engenharia e em meio a diversos problemas financeiros a SpaceX estava indo para um quarto, e provavelmente último lançamento que foi agendado para 28 de setembro daquele ano.
O grande dia chegou. Era agora ou nunca
O lançamento foi feito e À medida que o primeiro estágio concluía seu ciclo e se desprendia do corpo do segundo estágio, que seguiria a viagem por mais 90 segundos, os funcionários pareciam não acreditar que tudo estava dando tão certo.
Quando o foguete finalmente disparou rumo ao espaço foi recebido por gritos e assovios da equipe que acompanhava tudo do prédio da SpaceX na Califórnia.
Nove minutos após o lançamento o Falcon 1 entrava em órbita, conforme o planejado. Havia dado certo.
O Falcon one tinha se tornado a primeira máquina de construção privada a realizar tal feito, após seis anos de tentativas
ou seja, 4 anos e meio a mais do que a previsão de Musk, mas estava lá, o grande dia chegou.
Entretanto contudo todavia, logo após o lançamento bem sucedido, os problemas financeiros atacaram novamente.
A SpaceX continuava sem dinheiro e a Tesla também.
E nesse mesmo período, analistas financeiros das empresas e de Musk estavam certos que ele teria que escolher entre uma das duas empresas já que não havia dinheiro para as duas.
Musk então bateu o pé e decidiu vender todo o restante de bens que tinha, pegar mais empréstimos e continuar a qualquer custo com as duas empresas e colocar até o seu ultimo centavo nelas
A Redenção de Elon Musk
E foi nesse momento meio de felicidade pelo sucesso do lançamento e meio de tensão com a situação financeira das empresas que alguns boatos de uma possibilidade de salvação financeira começavam a se espalhar.
O rumor era de que NASA estava preparando o primeiro contrato de lançamentos que viriam a substituir o ônibus espacial.
O valor do contrato era de mais de 1 bilhão de dólares e como o voo 4 do Falcon ONE havia sido bem-sucedido, agora eles estavam aptos a tentar essa boquinha. E assim o fizeram.
O boato era verdadeiro e a A SpaceX participou da licitação e a boa notícia veio em 23 de dezembro, quando a NASA concedeu o contrato de 1.6 bilhão de dólares a SpaceX.
Eles haviam sido contratados para realizar 12 voos até a estação espacial.
E esse momento definitivamente não foi um momento fácil na vida de Musk.
Abre aspas para ele falando sobre esse período no programa de TV 60 Minutes, em 2018.
“Tive que trabalhar mais de 120 horas por uma semana inteira e mal saí do meu local de trabalho”,
E naquele mesmo ano que havia tudo para ser um desastre absoluto, acabou tendo um belo desfecho com a Tesla com o anúncio do primeiro carro produzido pela Tesla, o Tesla Roadster.
O primeiro carro projetado por Musk é capaz de rodar cerca de 395 quilômetros a uma velocidade de aproximadamente 97KM/h sem reabastecimento.
O veículo estreou para o mercado em 2008, quando Musk já estava atuando como presidente da Tesla.
Muita coisa pode acontecer em 2 anos
E gente, muita cosa pode acontecer em 2 anos.
Como eu contei para vocês, pouco antes do Natal de 2008, duas grandes boas notícias para Musk: ele garantiu um contrato de US$ 1,5 bilhão com a NASA para enviar suprimentos para o espaço e lançou o primeiro carro da tesla depois de quase chegar à falência.
E em 2010 as coisas foram se ajeitando mais ainda já que no âmbito pessoal musk engatou um romance com Talulah Riley,
E no âmbito profissional A Tesla abriu capital na Bolsa de Valores dos Estados Unidos e levantou cerca de US$ 226 milhões por meio da venda de ações aos investidores.
Nos anos seguintes, a empresa continuou lançando novos veículos elétricos no mercado.
Em 2012, por exemplo, a Tesla apresentou o sedã Model S, que com uma autonomia de mais de 400 quilômetros, se saiu muito bem sendo aclamado pelos críticos automotivos por seu desempenho e design.
Nesse mesmo ano de 2012, ele e Talulah Riley se separaram e depois voltaram entre os anos de 2013 e 2016 quando se divorciaram novamente, poisé, a vida pessoal do musk é meio doidera então vou ir apenas mencionando.
Em 2017 a Tesla já ia se consolidando como a maior montadora de veículos elétricos com o lançamento do Model 3 in Julho de 2017.
Para você ter uma ideia do sucesso, em agosto, eles atingiram a marca de 455 mil reservas para o novo carro que era mais acessível.
Nessa época que Musk calou de vez os críticos e começou a trilhar o seu caminho como celebridade pop, além de multiempreendedor.
Foguete que dá Ré
Voltando para a SpaceX, após o acordo com a Nasa, Musk decidiu passar para a próxima fase da sua história espacial: fazer um pouso controlado de um foguete.
O que diga-se de passagem, muitos cientistas diziam ser impossível.
O programa foi anunciado publicamente em 2011 e desde então, sempre que um Falcon 9 levava algo ao espaço em uma missão oficial, na volta era feita a tentativa de pouso controlado.
Mas como já era esperado, primeiro vieram as falhas, muitas falhas.
Os problemas foram desde erro de cálculo na alimentação do combustível e sensores de orientação até sustentação de uma das pernas que devem manter o foguete em pé após o pouso.
Após várias tentativas, o primeiro pouso com sucesso, em terra, aconteceu em dezembro de 2015
Já o primeiro pouso com sucesso na água, logo após, em abril de 2016 quando o Falcon 9 decolou do Cabo Canaveral/Flórida, e fez o primeiro pouso marítimo em segurança de volta à Terra após completar sua missão.
E como você percebeu, o foguete a fazer esse pouso histórico foi o Falcon 9 e não o Falcon 1 que foi o da primeira missão bem sucedida da SpaceX.
A segunda versão de foguetes da SpaceX, o Falcon 9 tem quase 70 metros de altura por 3 metros de diâmetro e pesa quase 500 toneladas.
Ele ainda tem a capacidade de transportar um satélite e astronautas.
Por isso, ele se consolidaria como o verdadeiro burro de carga da SpaceX.
E após gastar mais de 1 bilhão de dólares nas pesquisas para desenvolver essa nova tecnologia os revoos têm se tornado rotina e economizado milhões de dólares no processo de lançamento de foguetes.
A SpaceX chegou a fazer um vídeo bem legal e bem humorado seguindo a linha do seu fundador sobre “Como não pousar um foguete”.
O vídeo mostra as principais explosões e falhas até que tudo desse certo.
Avançando para o final de 2015, a empresa já havia feito 24 lançamentos em várias missões contratadas por diversos países, principalmente os estados unidos via Nasa que chegou a contratar o reabastecimento da Estação Espacial Internacional.
O Falcon Heavy, sucessor do Falcon 9, é o foguete mais poderoso que a SpaceX já construiu, tendo sido um sucesso desde o primeiro lançamento em fevereiro de 2018, quando Musk decidiu enviar como carga do voo Piloto do falcon heavy, nada mais nada menos do que um tesla roadster vermelho.
Isso ficou pra história, sério.
Para você ter uma ideia, o Foguete reduz o número de viagens necessárias em 4 vezes, já que consegue levar pouco mais de 16 toneladas por lançamento graças aos seus 27 motores de propulsão.
Cada lançamento do Falcon Heavy gera em torno de 50 milhões de dólares de lucro para a SpaceX.
E com tudo isso, a empresa que há pouco mais de 10 anos estava quase quebrada, vale hoje mais de 100 bilhões de dolares.
Marte
Com seus muitos sucessos e contratos, Elon Musk é tido como um dos inventores mais influentes vivos.
E ele não parou. Musk ainda planeja lançar uma missão a Marte em colaboração com a NASA até 2025. O pior cenário considerado por ele são dez anos.
A SpaceX espera criar uma maneira de colonizar Marte E o CEO não pretende abrir capital na bolsa até que possam estabelecer voos regulares entre a Terra e Marte. É… plano ousadooo
E vou te falar, vai acontecer porque desistir não é bem parte da natureza de Elon Musk.
Sobre fracassos, em um recente podcast, o CEO da Tesla e da SpaceX afirmou:
“Para mim isso é apenas algo importante que precisa ser feito… E eu continuarei fazendo ou morrerei tentando”.
Como vimos, o empresário teve muitos fracassos ao longo de sua carreira, desde o fliperama que nunca foi aberto, passando pela sua demissão da própria empresa e chegando até diversos problemas de engenharia nas suas empresas
mas sempre ele conseguiu se levantar e manteve o foco no que quer que fosse o próximo objetivo.
Essa é uma das principais características que o tornaram um dos líderes do setor de tecnologia e um exemplo para outros empreendedores.
Outras Empresas de Elon Musk
Ainda assim, Musk continua tendo novas ideias.
Uma das mais novas invenções em transporte do bilionário é o Hyperloop, que quer reduzir o tempo de transporte de pessoas de Los Angeles para São Francisco que hoje são feitas em 6 horas para apenas 30 minutos chegando a velocidades de até 760 quilômetros por hora.
Além disso, Musk também abriu outra empresa – a The Boring Company – que tem a missão de cavar uma rede de túneis subterrâneos ao redor de áreas metropolitanas para viagens mais rápidas e sem engarrafamentos.
A primeira rede de túneis da Boring para uso comercial está localizada em Las Vegas e foi inaugurada em abril de 2021.
E no final de 2015, Musk também fundou a OpenAI, uma organização sem fins lucrativos para explorar a inteligência artificial com segurança e sem que os robos se virem contra seus criadores.
Um ligeiro exagero aqui mas a pegada é mais ou menos essa aí
Ele anunciou que renunciaria ao conselho para evitar qualquer conflito de interesses com a Tesla, que havia feito melhorias na inteligência artificial para seus carros autônomos.
E apesar de todos os benefícios que a inteligência artificial pode trazer para seus negócios, Elon Musk ainda acredita que ela representa um grande risco para a civilização.
Musk e a Teoria da Simulação
E nessa pegada de inteligência artificial, Elon Musk também tem alguns palpites acerca da existência humana e para ele, tudo o que vivemos não passa de uma simulação computacional.
Durante uma entrevista na Code Conference 2016 , Musk disse: “Há um em bilhões de chance desta ser a realidade básica.” Isso significa essencialmente que ele acredita que é muito mais provável que o mundo que conhecemos seja apenas uma simulação computacional muito sofisticada.
Musk completa dizendo que O argumento mais forte dessa teoria é que os jogosa evoluiram muito em cercade 40 anos. Passando de jogos simples como o que ele mesmo fez aos 12 anos para simulações 3D fotorrealistas com milhões de pessoas jogando simultaneamente.
E com toda essa evolução constante, logo teremos realidade virtual, realidade aumentada e depois seria possível simular a propria existencia humana.
Veja um trecho dele falando sobre isso:
Simplificando, a hipótese de maneira geral afirma que existe a probabilidade de civilizações futuras já muito avançadas executarem simulações computacionais de civilizações passadas ou de teste de desenvolvimento mudando variáveis.
Então, assim como nós jogamos videogames sobre populações antigas, eles podem fazer algo parecido, muito mais tecnologicamente avançado.
A questão para Musk é que Se nós provavelmente chegaremos a uma simulação muito real em pouco tempo, porque uma civilização não fez isso antes e aí estaríamos dentro de uma dessas simulações?
Loucura né? kkkk
E apesar de ter afirmado de fato crer nessa possibilidade de simulação ele chegou a expressar toda sua admiração a Jesus, veja um trecho.
E já que estamos falando sobre robôs, inteligencia artificial, simulação e outras maluquices nem tão malucas assim, vamos falar agora do objetivo de Musk de implantar Chips no cérebro, né?
Pois então, Em 2017, Musk criou outra empresa chamada Neuralink.
O objetivo da empresa é criar dispositivos que possam ser implantados cirurgicamente dentro do cérebro humano, a fim de conectá-lo com outras máquinas.
De acordo com o bilionário, alcançar a simbiose entre IA e humanos é seu objetivo final.
Mas na verdade, não é só isso. A tecnologia do Neuralink, segundo Elon Musk, é capaz de fazer muito mais do que isso.
De acordo com ele, ela poderá ajudar as pessoas com deficiência visual a recuperar a visão e até mesmo as pessoas surdas a ouvir novamente.
Além disso, o dispositivo também poderá ser usado para tratar problemas motores, como a paralisia cerebral.
Vale ressaltar que recentemente o bilionário veio a público com a notícia de que a Neuralink teve sucesso ao implantar seu chip em primatas.
2017 de Elon Musk
Chegando agora em 2017 temos que falar que o ponto de vista político, esse ano não foi nada fácil para Musk.
Após o seu divórcio com a atriz Amber Heard, aquela mesma que recentemente perdeu o processo de difamação para Johnny Depp, Musk se tornou conselheiro do ex-presidente Trump até anunciar que sairia devido à retirada do país do Acordo de Paris sobre as mudanças climáticas.
Musk explicou que o motivo foi sua tentativa fracassada de convencer Trump a não deixar o acordo.
Outros problemas surgiram quando Musk se viu envolvido em controvérsias, quando postou um tweet dizendo que a Tesla fecharia seu capital recomprando todas as ações por US$ 420 dólares e que o financiamento para o a realização já havia sido garantido.
Isso mexeu muitoo com o mercado e chamou a atenção das autoridades que começaram a investigar.
Após isso, em 2018, Musk se viu em uma das maiores polêmicas de sua vida após fumar maconha ao vivo em um podcast.
E depois disso tudo as consequências vieram…
Não demorou muito para que a SEC emitisse uma intimação à Tesla.
A SEC que é a CVM americana entrou com uma ação contra Musk por fraude de valores mobiliários, argumentando que seus tweets eram “falsos e enganosos”.
O conselho de Tesla até rejeitou o acordo proposto pela SEC no início por causa da ameaça de Musk de renunciar.
No entanto, o empresário concordou em pagar uma multa de US$ 20 milhões e renunciar ao cargo de CEO do Conselho da Tesla por três anos.
Além disso, a empresa também foi obrigada a nomear um novo comitê para supervisionar os canais de Musk.
Também em 2018, ele esteve em um relacionamento com a cantora e compositora canadense Claire Elise Boucher, profissionalmente conhecida como Grimes, com quem teve um filho em 2020 e uma filha em 2022.
O nome do filho? X Æ A-12 Musk. Dizem que se pronuncia X ASH A TWELVE.
E depois dessa você deve ta querendo saber o nome da filha também né? Mas esse é bem deboa, ela se chama Exa Dark Sideræl Musk
Bom, eles se separaram em 2022, mas continuam se considerando melhores amigos e com 2 filhos com nomes interessantes, digamos assim.
2019 a 2020: grandes estreias para a SpaceX, Tesla e Elon Musk
E a Tesla continuava a todo vapor isso porque em novembro de 2019, Elon Musk revelou sua mais recente invenção: o Cybertruck, a sua primeira e muito esperada picape
Quando o veículo foi revelado pela primeira vez, houve um alvoroço gigantesco sobre seu design incomum.
A empresa afirma que a carroceria de aço-inox ultra resistente pode suportar balas de até 9mm.
Porém, um fato curioso desse lançamento é que na live de anuncio do novo modelo o vidro da porta do motorista foi danificado durante um teste de colisão ministrado por Musk.
Veja o incidente:
A Tesla ainda não anunciou um preço definitivo para o Cybertruck, mas rumores sugerem que ele poderá custar mais de US$ 60 mil quando for lançado no mercado.
Além disso, a Tesla também teve um bom ano: em dezembro de 2019, a empresa foi finalmente adicionada ao S&P500 – um dos mais famosos índices do mercado financeiro.
Virado o ano para 2020 a SpaceX completou seu primeiro voo espacial humano bem sucedido enviando quatro astronautas para a Estação Espacial Internacional para uma estadia de seis meses.
Musk ainda anunciou a mudança da sede de suas empresas para o Texas após um desentendimento com o Estado da Califórnia.
Desde então, ele tem expressado seu desejo de criar uma cidade na base de lançamento da SpaceX chamada Starbase.
Via Twitter, Musk anunciou que a Starbase cobriria uma área maior do que a atual instalação da empresa em Boca Chica Village.
Já em maio de 2021, Musk apresentou o Saturday Night Live pela primeira vezcom a participação especial da sua namorada a epoca, a Grimes e também de sua mãe.
E foi justamente Durante essa sua aparição no programa de TV Musk revelou que tem síndrome de Asperger, um transtorno do espectro do autismo.
“Na verdade, estou fazendo história esta noite como a primeira pessoa com Asperger a sediar o SNL. Ou pelo menos o primeiro a admitir isso”, disse ele.
A pessoa mais rica do mundo
E aqui, você deve saber, mas não custa lembrar que hoje Elon Musk é a pessoa mais rica do mundo, e se custasse lembrar, ele pagava. Ba dum tsss.
Apesar do patrimônio estimado em cerca de 222,1 bilhões de dólares, de acordo com o Bloomberg, o empresário continua zueiro.
O exemplo mais recente disso foi a briga entre Musk e Jeff Bezos que aumentou desde que a SpaceX (Musk) e a Blue Origin (de Bezos), duelaram por um contrato da NASA para lançar satélites na Estação Espacial Internacional.
Quando Musk superou Bezos para e se tornar a pessoa mais rica do mundo, ele respondeu a um tweet do CEO da Amazon com o emoji de uma medalha de prata.
De acordo com a Forbes, Bezos está em 2º lugar entre as pessoas mais ricas da América e sua fortuna estimada agora é de US$ 190,8 bilhões (R$ 1,05 trilhão).
2022: Tesla perde sua posição como a maior vendedora mundial de carros elétricos
No início do mês de junho de 2022, a empresa chinesa BYD que faz parte do portfólio do mega investidor Warren Buffett superou a Tesla como a maior vendedora de carros elétricos do mundo.
Nos primeiros seis meses do ano, a empresa vendeu 641.350 veículos elétricos, enquanto a Tesla entregou apenas 564.743.
A fabricante de Elon Musk disse que a desaceleração no desempenho de abril a junho foi causada pela escassez de semicondutores e barreiras comerciais com a China
A compra do Twitter em 2022
Mas a notícia que pegou todo mundo de surpresa em 2022 foi a compra do twitter por elon musk
E uma pergunta que muitas pessoas se fizeram foi: por que a compra do Twitter logo agora com tudo dando certo para Musk?
A resposta é simples: o twitter se viu em uma situação muito complicada, tendo dificuldades de monetização do usuário e problemas financeiros,
Musk então decidiu que sabe o que deve ser feito para virar o jogo.
Segundo ele, o Twitter pode se tornar uma plataforma ainda mais importante para a comunicação global, especialmente no que diz respeito a promover a transparência na política e nos negócios.
Sempre ativo na rede social, o então fundador da SpaceX e da Tesla, vem anunciando a tempos o desejo de ser o acionista majoritário da empresa.
Em abril de 2022, Elon Musk se tornou o maior acionista do Twitter com uma participação de 9,2% nos negócios.
No entanto, alguns dos investidores da rede entraram com uma ação judicial contra Elon por não relatar a compra de ações no Twitter a tempo.
Isso ocorre, porque nos EUA, assim como no Brasil, os acionistas são obrigados a se reportar à SEC quando compram mais de 5% das ações de uma empresa por 10 dias consecutivos.
De acordo com investidores da plataforma, o CEO da Tesla teria atingido os 5% em 14 de março, o que poderia ter sido capaz de permitir que ele recomprasse as ações deflacionadas da empresa.
No final de abril, o CEO da Tesla sugeriu a compra de 100% do Twitter por US$ 54,20 por ação – o que se traduziu em cerca de 43,4 bilhões de dólares quando foi proposto pela primeira vez.
Acontece que nesse “vai, não vai”, Musk desistiu da compra, desistiu de novo da desistência e, por fim, desistiu de desistir de desistir.
– Não entendeu nada? Deixa eu te explicar, ele acabou comprando o Twitter mesmo.
O acordo de compra do Twitter por US$ 44 bilhões virou notícia em 27 de outubro deste ano.
Com Elon Musk agora como CEO, algumas mudanças já foram notadas por alguns usuários, com um pequeno gostinho do que ainda está por vir.
Planos de Musk para o Brasil
E falando da relação de Elon Musk com brasil temos que falar que ele não só está determinado a enviar seus foguetes para Marte, como também tem planos para assumir parte do o mercado brasileiro de telecomunicações.
Em novembro do ano passado, o bilionário conseguiu se reunir com o então ministro das Comunicações, Fábio Faria, sobre possíveis planos no país para a provedora remota de internet da SpaceX, a Starlink
Já em maio de 2022, o bilionário que tinha vindo ao Brasil para fins comerciais aproveitou e se reuniu com o presidente Jair Bolsonaro, para tratar sobre os planos futuros da própria Starlink.
Uma das intenções do bilionário é colocar satélites de Internet de alta velocidade no estado do Amazonas através da Starlink,
O plano de Elon Musk, se sua proposta com o governo federal realmente der certo, é estabelecer uma rede de Internet em pelo menos 19.000 escolas em áreas rurais, bem como mapear o restante da Amazônia.
Esse é Elon Musk
Bom gente, Musk é uma figura única, um dos raros casos de pessoas que conseguem realizar, inventar e planejar ao passo que também cativa, prende a atenção e causa interesse nas pessoas.
Elon Musk é como a mistura de Steve Jobs e Steve Wozniak, fundadores da apple.
Um grande engenheiro, com grande carisma e com uma mentalidade absurdamente preparada para o sucesso.
O resultado? Ele conseguiu fazer o que era tido como impossível e assim deve continuar fazendo até seu ultimo dia de vida.
Esse foi o O desafiando o impossível sobre a vida de elon musk.
Ah e aqui, se documentário conta com trechos de entrevistas concedidas pelo próprio Musk além de informações retiradas de múltiplas fontes entre elas, a principal é o livro Elon Musk:
Refs: https://www.seudinheiro.com/2022/economia/elon-musk-assedio-sexual-spacex-rsgp/
E aí, gostou? Se sim, segue lá no Instagram e se inscreve no canal do Youtube para ficar atualizado de todas as novidade do Investidor Sem Grife!
Para baixar GRATUITAMENTE meu mais novo ebook sobre investimentos e não cair nas armadilhas do mercado clique aqui.
Para receber em primeira mão informações sobre meu livro clique aqui.