As empresas listadas na Bolsa de valores são divididas informalmente em classes relativas a seus respectivos valores de mercado / capitalização. Ou seja, empresas com Market Cap, ou valor de mercado elevados são de uma classe. Já as de valor de mercado menor, são de outro.
Obviamente, as Small Caps, são aquelas com capitalização menor.
Já as Blue Chips são aquelas com as maiores capitalizações de uma determinada Bolsa de Valores.
Apesar de a classificação se pautar principalmente no valor de mercado das empresas, é importante avaliar a liquidez.
Para uma ação ser considerada uma Blue Chip, ela precisa ter liquidez, ou seja, movimentação diária alta de ações.
Exemplos de Blue Chips: VALE3, ABEV3 (Ambev), PETR4 (Petrobras), ITUB4 (Itaú Unibanco).
Exemplos de Small Caps: POMO4(Marco Polo), GFSA3(Gafisa), PFRM3(Profarma), BIDI4(Banco Inter).
O Índice de Small Caps (SMALL11)
O SMALL11 é um ETF negociado na B3. Ele é basicamente um fundo composto por diversas Small Caps, cada um com um peso diferente dentro dele. Esse fundo, por ser um ETF é negociado na Bolsa De Valores da mesma maneira que uma ação.
Os Principais problemas de uma Small Cap
- Baixa liquidez: o investidor de Small Caps deve estar ciente que a empresa na qual ele está investindo não é tão negociada na bolsa. Ou seja, em um momento em que o investidor deseja se desfazer da sua posição, é possível que ele não consiga. Como consequência, se for em uma emergência, o investidor terá de diminuir o preço do bloco de ações que deseja vender até que algum investidor apareça interessado.
- Acesso a informação: quando falamos de Blue Chips, falamos de empresas com informações abundantes, diversamente estudada e acompanhada pelo Sell Side e com uma facilidade muito grande de obtenção de informações, de forma geral. Entretanto, essa realidade é muito diferente quando o assunto é Small Cap. Diversas empresas com poucas pessoas prestando atenção, estudando e por consequência, mais eventos/detalhes passam despercebidos aos olhos do investidor.
Gostou? Se sim, segue lá no Instagram e se inscreve no canal do Youtube para ficar atualizado de todas as novidade do Investidor Sem Grife!
Para baixar GRATUITAMENTE meu mais novo ebook sobre investimentos e não cair nas armadilhas do mercado clique aqui.