Eike Batista , (nascido em 3 de novembro de 1956, Governador Valadares ,Brasil), magnata dos negócios brasileiros que fez e depois perdeu uma fortuna na mineração e exploração de petróleo e gás.
Início da História de Eike Batista
Eike Batista é um dos sete filhos, nasceu no estado de Minas Gerais , no sudeste do Brasil . Sua mãe era alemã e seu pai, Eliezer Batista da Silva, era um empresário brasileiro de destaque que serviu como ministro de Minas e Energia do país na década de 1960. Depois de passar a primeira infância no Brasil, Batista concluiu o ensino médio na Europa. Na década de 1970 estudou metalurgia na Universidade Técnica Renano-Vestefália em Aachen , Alemanha , antes de retornar ao Brasil. Lá, aos 23 anos, ele abriu uma empresa de mineração e comercialização de ouro.
Depois de ganhar milhões de dólares em empreendimentos de mineração durante os anos 80, Batista expandiu seus negócios nas duas décadas seguintes. Ele investiu em vários setores, incluindo geração de energia, exploração de petróleo e gás natural , logística , construção naval e imobiliário. Em 2010, ele havia estabelecido uma coleção de empresas que operavam sob a rubrica de seu Grupo EBX. Como a EBX, cada uma dessas empresas tinha um X no nome, que para Batista simbolizava a multiplicação da riqueza. E, de fato, o patrimônio líquido de Batista cresceu exponencialmente depois de 2007 – ano em que fundou a OGX, sua empresa de petróleo e gás. Ele não perdeu tempo para fazer a OGX decolar: naquele ano, ele gastou cerca de US $ 1 bilhão em licenças para explorar uma série de áreas potencialmente ricas em petróleo na costa brasileira. Em 2008, a revista Forbes adicionou Batista à sua lista anual de bilionários e, em 2010, ele havia escalado a lista para se tornar uma das 10 pessoas mais ricas do mundo.
Eike Batista Ficou Para a História Como “Rei Midas”
A ascensão de Eike Batista ao status de bilionário atraiu muita atenção da mídia, que o apelidou de “Rei Midas”. Seu casamento de 1991 com a modelo Luma de Oliveira (e o caro divórcio do casal em 2004) chegaram às manchetes, assim como sua inclinação por corridas de lancha caras e sua promessa ousada de se tornar o homem mais rico do mundo. A extravagância e arrogância de Batista inevitavelmente atraíram críticas , e alguns brasileiros questionaram sua integridade. Sua mineradora, a MMX, foi multada várias vezes por não seguir as regulamentações ambientais e, em 2008, um grupo de índios Tupí-Guarani acusou sua empresa de logística, LLX, de usar suborno e coerção para expulsar o grupo de suas terras. Em julho de 2008, a polícia invadiu os escritórios e a casa de Batista como parte de uma investigação sobre alegações de fraude, evasão fiscal e contrabando de ouro; ele mais tarde foi inocentado de qualquer irregularidade.
Apesar da imprensa negativa, Batista continuou conquistando a admiração de muitos brasileiros, que aplaudiram seu objetivo de tornar o Brasil uma das principais potências econômicas do mundo. Em 2009, seu apoio financeiro ajudou o Rio de Janeiro a vencer sua candidatura aos Jogos Olímpicos de 2016 .
Em 2012, a fortuna pessoal de Batista havia aumentado para mais de US $ 34,5 bilhões. No entanto, a queda dos preços mundiais do petróleo e da economia brasileira coincidiu com o fracasso dos campos de petróleo da OGX em produzir nas taxas previstas por Eike. À medida que a produção diminuía, Batista lutou para pagar a dívida de títulos que havia acumulado ao expandir suas operações de exploração e produção de petróleo. Em outubro de 2013, ele deixou de pagar um pagamento de juros espetacular de US $ 45 milhões. Seu império começou a desmoronar e ele foi forçado a vender ativos. Em 2015, seu patrimônio líquido era negativo, tendo caído para mais de US $ 1 bilhão em dívidas.
Enquanto isso, o julgamento de Batista por negociação com informações privilegiadas começou em 2014, mas foi suspenso no ano seguinte depois que o juiz foi pego dirigindo um de seus carros. Além disso, em janeiro de 2017, Batista foi detido e encarcerado após ser acusado de pagar cerca de $ 16,5 milhões em subornos relacionados com o Escândalo da Petrobras . Em abril, ele foi libertado da prisão e colocado em prisão domiciliar . Mais tarde, em 2017, Batista foi multado em US $ 6,3 milhões por negociação com informações privilegiadas. Seus problemas legais continuaram em 2018, quando ele foi considerado culpado de suborno e sentenciado a 30 anos de prisão; ele permaneceu em prisão domiciliar. Em 2019, ele foi preso e brevemente preso sob a acusação de lavagem de dinheiro e uso de informações privilegiadas.
Reforçando a parte criminal
Antes de sua condenação criminal, o magnata da mineração independente Eike Batista era amplamente considerado o empresário mais ousado e bem-sucedido de uma geração no Brasil.Mas ele agora é o símbolo de um novo tempo no país que luta para se recuperar economicamente enquanto tenta virar uma página em uma história de corrupção. Nenhum outro país do mundo teve uma reversão de sorte tão dramática quanto o Brasil na última década.
Há apenas alguns anos, a maior economia da América Latina estava crescendo e tentando alcançar as nações mais avançadas. E então tudo desmoronou. Crise política, corrupção, recessão, impeachment e medidas de austeridade – tudo aconteceu em questão de meses.”Do boom ao busto” é como o Brasil é frequentemente descrito nas páginas financeiras. A história pessoal de Eike Batista segue aproximadamente a mesma linha do tempo.
Inspiração
No auge de seus poderes, Eike Batista foi um empresário impressionante que acumulou uma fortuna na mineração com muito trabalho, charme e as conexões certas no mundo dos negócios.Batista fez faculdade na Alemanha, onde também trabalhou como vendedor porta-a-porta de seguros. Mas quando leu em uma revista sobre a corrida do ouro na região central do Brasil, ele largou a escola e voltou para o seu país.
Batista pediu dinheiro emprestado a joalheiros do Rio de Janeiro e de São Paulo e comprou uma mina de ouro no Brasil, que lhe rendeu o primeiro milhão de dólares. Ao longo da década de 1980, Batista expandiu seus negócios e firmou parceria com players globais de mineração, como a Rio Tinto.
Ele também estava fazendo manchetes em outros lugares. Batista se casou com Luma de Oliveira, uma das top models mais queridas do país e rainhas do carnaval, que também havia vencido competições internacionais de lanchas.
Mas foi na década de 2000 que Batista atingiu o auge de sua popularidade – também quando o Brasil começava a emergir economicamente. A essa altura, ele havia criado seu império “X” – todas as empresas do conglomerado tinham a letra, que é um símbolo de multiplicação. Em 2012, Eike Batista foi listado pela revista Forbes como a sétima pessoa mais rica do mundo, com uma fortuna pessoal de US $ 35 bilhões e inspirou uma geração de jovens empreendedores.
A Queda de Eike Batista
Demorou 30 anos para Batista chegar ao topo do mundo corporativo brasileiro. Mas sua queda foi muito mais rápida. Em 2013, suas empresas já estavam com problemas financeiros. Batista encantou muitos investidores a se envolverem em projetos complicados e caros de infraestrutura, mineração e petróleo.
Mas os poços de petróleo que ele comprou não estavam produzindo barris suficientes. Projetos de construção foram atrasados. E os retornos esperados se transformaram em perdas financeiras.Ele vendeu suas empresas, seu iate e grande parte de seus imóveis no Rio de Janeiro e jurou salvar suas empresas.
Corrupção
Mas seu império foi construído com algo mais sinistro do que apenas trabalho duro e coragem, de acordo com os investigadores. Em 2017, a Operação Lava Jato – uma ampla investigação que revelou corrupção em todos os principais partidos políticos brasileiros – revelou que Eike Batista usou suas ligações com funcionários do estado do Rio de Janeiro para obter contratos públicos.
Um juiz emitiu um mandado de prisão enquanto Batista estava em Nova York. Especulou-se que ele poderia fugir, mas Batista reservou um vôo de primeira classe para o Rio de Janeiro, onde se entregou. Eike Batista chega ao Instituto Médico Legal para fazer exames após ser preso no Aeroporto Internacional do Galeão em 30 de janeiro de 2017.
Mesmo no aeroporto de Nova York, outros brasileiros mostraram apoio e admiração e pediram selfies com o magnata desgraçado. Em poucas horas, ele estava em uma cela de prisão com outros criminosos comuns, com apenas um banheiro atarracado e água fria. Não tendo concluído a faculdade, não tinha direito a uma cela especial.
Ele continua sendo o segundo único dos 10 bilionários da Forbes a ser preso – depois do traficante de drogas Pablo Escobar. O tempo de Batista na prisão durou apenas alguns meses e ele foi libertado para cumprir prisão domiciliar enquanto aguardava julgamento.Recentemente, um juiz o condenou a 30 anos de prisão por supostamente pagar US $ 16,5 milhões ao ex-governador do Rio de Janeiro Sergio Cabral – cujas sentenças de prisão combinadas por corrupção somam 123 anos de prisão.
“Seus crimes deixaram marcas profundas na confiança de investidores e empresários que, no passado recente, viam o Brasil como uma boa opção de investimento”, diz a sentença de prisão proferida pelo juiz Marcelo Bretas em uma vara criminal do Rio.
Fim da estrada de Eike Batista?
Há poucos anos Batista havia sido saudado pela então presidente Dilma Rousseff como “um padrão, um orgulho nacional” entre os capitalistas brasileiros. Eike Batista vem tentando se reinventar como YouTuber, com dicas de negócios em commodities e infraestrutura. Mas a convicção desta semana provavelmente será o fim do caminho para um homem que uma vez personificou um sonho nacional de riqueza e prosperidade.
Eike Batista Está Voltando?
Enquanto Eike ainda não se reestruturou, o próprio Brasil também luta para encontrar um novo caminho para o crescimento. O país prosperou durante uma era de ouro global das commodities, mas falhou em sua tarefa de reformar sua economia. Mas a Operação Lava Jato mostra que uma parte do sistema está sendo lentamente reformada: as autoridades estão combatendo a corrupção corporativa. Eles querem construir um sistema que permita o florescimento de empreendedores ousados e inovadores.
Ajudou? Se sim, segue lá no Instagram e se inscreve no canal do Youtube para ficar atualizado de todas as novidade do Investidor Sem Grife!