Um dos grandes desafios do empreendedor e de um executivo de alta ou média gerência é criar uma boa estrutura organizacional dentro de sua empresa ou setor. Essa é justamente uma das questões mais complicadas para uma empresa em crescimento, por exemplo. É inclusive um dos principais motivos para contratação da primeira consultoria. Quem tem experiência com startups, sabe que em diversos momentos, todos fazem tudo e muitos líderes fazem questão de terem o controle de todos os processos para fiscalizar ou simplesmente por não confiarem em ninguém para a realização de determinada tarefa que julgam “importantes demais para delegar”.
Durante o processo de saída do Egito com destino a Israel, Moisés recebeu uma recomendação de seu sogro: “essa tarefa lhe é pesada demais (…) escolha dentre todo o povo homens capazes (…) estabeleça-os como chefes de mil, de cem, de cinquenta e de dez”.Essa passagem bíblica é fundamental para quem quer construir ou desenvolver uma empresa já que é mais importante saber para quem delegar do que saber fazer tudo. É importante ter confiança, mas é fundamental saber a quem entregar responsabilidades. O sucesso está mais na avaliação e interpretação do que no trabalho exaustivo de realizar tudo com suas próprias mãos. Aos que foram, neles, depositados confiança, ensine-os a avaliar e delegar.
Para mim é bem claro que o máximo que é possível fazer como empreendedor de primeira viagem é aprender a delegar da maneira correta e pensar com cuidado em como fazer essa estrutura organizacional e a quem delegar confiança. Como disse Abraham Lincoln, um verdadeiro professor de relações humanas: “se eu tivesse 6 horas para cortar uma árvore, eu passaria 4 afiando meu machado”. Portanto, não tenha pressa para realizar essa organização na sua equipe ou na sua empresa, mesmo que isso signifique diminuir o crescimento de curto prazo. Organizar bem sua empresa é a base para um crescimento sólido e o alicerce que vai dificultar sua queda.A ideia que quero passar é fruto de uma sabedoria milenar, mas muitas vezes aplicada da maneira errada. E isso me lembra muito o livro best-seller “O Monge e o Executivo” não sei se pela passagem bíblica citada no início desse texto ou simplesmente pelo conceito.
Quando li esse livro eu tinha uns 15 anos, ele não me marcou. Pelo contrário, achei ruim e nunca li novamente. Entretanto, a cada dia que passa, vejo mais sentido naquela obra. Qualquer empreendedor precisa saber liderar, qualquer funcionário precisa saber liderar para crescer onde trabalha, todos os pais e mães precisam saber liderar. É uma característica que eu acreditava que não poderia ser adquirida ao ler um texto. Hoje, acho que de ideias expostas em palavras, surgem belos insights sobre liderança. É impressionante como as coisas mudam e que quanto mais o tempo passa, deixamos nossa arrogância de lado e vamos enxergando a melhor parte das novas ideias que nos são apresentadas.Só não se engane, mesmo com toda humildade do mundo e uma boa avaliação, você vai errar na escolha de algumas pessoas. Você vai subestimar ou superestimar e vai ser traído por quem gozava de sua estima. Contudo, esse é o caminho para se tornar um bom líder.
Como escreveu Bukowski, embora em outro contexto, “você precisa morrer algumas vezes antes de realmente começar a viver”. E quando você confia na pessoa errada, saiba que deste erro podem vir bons frutos. Talvez, mais próximo você fique de ser mais assertivo nas suas escolhas.
Para ser notificado do lançamento do meu livro: https://www.investidorsemgrife.com.br/contato
Contato: Instagram: @investidorsemgrife