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A história da copa do mundo da FIFA

Não podemos negar que uma das paixões mundiais é o futebol, e a Copa do Mundo então, nem se fala. Por isso hoje o assunto é a história da copa do mundo.

A época de Copa do Mundo é uma das mais emocionantes, pois as pessoas param para confraternizar e comemorar as vitórias do seu país, representado pelo time que está em campo.

Sendo assim, a Copa do Mundo é um grande evento mundial, que influencia o comportamento de pessoas e inclusive, de negócios.

Assim, vamos falar sobre como a Copa do Mundo se une ao empreendedorismo. Para saber mais, leia este artigo até o final. 

Federação Internacional de Futebol – FIFA

Não tem como falar de Copa do Mundo sem falar sobre a FIFA, a sua função e importância para o futebol em si.

Para que você compreenda melhor, a FIFA é a organização que dirige as associações de futebol, futsal e futebol de areia. Além disso, a FIFA possui 211 organizações associadas, as quais representam o esporte.

Assim, a FIFA organiza diversos eventos e competições, e podemos citar como exemplos:

  • Copa do Mundo FIFA;
  • Copa do Mundo de Clubes da FIFA;
  • Copa do Mundo FIFA – Sub-20;
  • Copa do Mundo FIFA – Sub-17.

História da Copa do Mundo

Primeiramente, vamos falar sobre o que é a Copa do Mundo, como ela surgiu e o seu histórico, para poder irmos adiante.

Sendo assim, a Copa do Mundo é um grande evento de futebol a nível mundial, organizado pela Federação Internacional de Futebol (FIFA) a cada 04 (quatro) anos.

A cada evento, um país é escolhido para sediar o evento e receber os times, organizadores e patrocinadores do evento.

Por isso, podemos dizer que mais do que um evento, a Copa do Mundo é uma grande oportunidade de negócios para o país que a sedia.

Entretanto, a Primeira Copa do Mundo foi realizada em 1930, numa tentativa de realizar uma competição mundial de futebol.

Foram vários os aspectos que influenciaram o surgimento da Copa, como a fundação da FIFA e a popularização do futebol como esporte profissional.

Nesse sentido, um dos idealizadores da Copa do Mundo iniciou as suas articulações na década de 20, após a realização dos Jogos Olímpicos, com o objetivo de construir uma competição de futebol desvinculada.

A decisão de desvincular as competições de futebol do Comitê Olímpico Internacional (COI) só aconteceu em 1928, onde foi definida a periodicidade e toda a estrutura da Copa.

Sendo assim, foi definido que a Copa seria realizada a cada 04 (quatro) anos, e que a competição seria aberta às nações, tendo como premiação o troféu produzido pela própria FIFA.

Dessa forma, a primeira fase da Copa estava definida, contudo ainda faltava definir a sede do evento.

Os países que estavam listados como opções de sede eram Hungria, Holanda, Espanha, Itália, Suécia e Uruguai, sendo este último o escolhido como sede para o evento.

Assim, a escolha do Uruguai como sede do evento por vários motivos, dentre eles:

  • Potência da nação em questão esportiva, já que o país era bicampeão olímpico;
  • Capacidade de pagar o evento e outras despesas, como por exemplo, a despesa com os participantes e a construção de novos estádios.

A partir daqui, a Copa se tornou um dos maiores eventos esportivos do mundo, que demanda grandes volumes de investimentos.

Copa do Mundo e seus investimentos

Como dissemos anteriormente, desde o início da história da Copa do Mundo é uma grande oportunidade de negócios para o país que sedia o evento.

Podemos citar como exemplos a Copa de 2010 (África do Sul), que contou com um total de 3,2 bilhões de espectadores, e os gastos para a realização do evento foram de aproximadamente R$ 4 bilhões de reais.

Também podemos citar a Copa de 2014 (Brasil), que em sua final, registrou cerca de 1 bilhão de espectadores, e os gastos para a realização do evento foram de R$ 8 bilhões.

Estes são números extraordinários, não é mesmo? Ora, os números acompanham a magnitude do que é a FIFA e do que é a Copa do Mundo.

Entretanto, é muito comum que as pessoas se questionem: qual a origem das verbas da FIFA para realizar a Copa do Mundo?

Anteriormente, toda a verba da FIFA era proveniente dos seus associados, ou seja, dos times de futebol e de todos os cadastrados na organização.

Atualmente, os lucros da FIFA são provenientes de várias fontes, como por exemplo, cobrança pelos direitos de transmissão dos jogos, marketing, publicidades e patrocínios.

A seguir, vamos falar um pouco sobre essas fontes, parceiros e patrocinadores da Copa do Mundo da FIFA.

Parceiros e patrocinadores da FIFA

Quando falamos de investimento no mundo do futebol, estamos nos referindo diretamente aos investimentos realizados por patrocinadores e parceiros.

De modo geral, estes patrocinadores são grandes empresas que participam dos eventos e expõem a sua marca ao longo do evento.

Para uma empresa, quanto maior o evento, maior a possibilidade de expor o seu trabalho e sua marca ao mundo. Já imaginou a sua empresa mostrando o seu valor para mais de 1 bilhão de pessoas?

Os resultados dessas parcerias são extremamente vantajosos tanto para a FIFA quanto para as marcas, que elevam as suas vendas e a sua credibilidade ao participar dos eventos.

World Cup Fever! Arena of flags

Parceiros da FIFA durante toda a história da copa do mundo

Sendo assim, a FIFA tem como parceiros, tanto na Copa do Mundo quanto nos demais eventos os seguintes nomes:

  • Adidas, que além de fornecer materiais esportivos, também patrocina algumas seleções e produz as bolas usadas na Copa. Essa parceria está prevista para findar em 2030, e gira em torno de US$ 800 milhões;
  • Coca Cola, que atua diretamente no posicionamento de marca e campanhas de marketing em conjunto com a FIFA, girando em torno de um valor de US$ 330 milhões;
  • Wanda Group, que é uma companhia imobiliária de origem chinesa. Na Copa do Mundo de 2018, a empresa levou as crianças para o campo no momento dos hinos, e a parceria gira em torno de US$ 850 milhões;
  • Hyundai Motors, que é fabricante de automóveis, responsável pelos ônibus que transportam as seleções na Copa, e o valor da parceria é de US$ 220 milhões;
  • Qatar Airways, que é a companhia aérea responsável pelos voos oficiais da FIFA, cuja parceria tem o valor de US$ 300 milhões;
  • Visa, que propôs parceria à FIFA para exibir a sua marca ao longo da Copa. Esta parceria gira em torno de US$ 230 milhões para a empresa.

É possível perceber que a FIFA não trabalha com pequenos nomes, e todos os parceiros têm o mesmo objetivo: trabalhar e exibir a sua marca, aumentando assim os ativos e valor das ações de cada uma delas. 

Patrocinadores da Copa do Mundo

Além dessas empresas parceiras, a Copa do Mundo do Qatar contará com os seguintes patrocinadores:

  • Budweiser, que é a marca de cerveja mais vendida nos estádios. Se você observar, os copos do evento e o troféu de melhor jogador possuem a logo da empresa. Para isso, o patrocínio chegou ao valor de US$ 180 milhões;
  • McDonald’s, que é uma das maiores marcas de fast food do mundo. O patrocínio de US$ 180 milhões permite a exibição da marca nas placas de publicidade dentro do campo;
  • Vivo, que é a fabricante de smartphones oficial da Copa do Mundo, e o patrocínio chega ao valor de US$ 120 milhões;
  • Hisense, que é uma empresa de eletrônicos e eletrodomésticos chinesa que propôs um patrocínio no valor de US$ 40 milhões.

Existe uma coisa que é inegável: os valores investidos e patrocinados não são nada sutis, e possuem grande magnitude, fazendo de toda história da Copa do Mundo até os dias de hoje, o evento que ela é.

Contudo, para gerir tamanha responsabilidade, é necessário ter uma grande visão de negócios, marcas e patrocínios, e por isso, todos os empreendedores têm muito o que aprender com a FIFA e com a Copa do Mundo.

O que podemos aprender com a FIFA e sua história sobre empreendedorismo?

A FIFA pode nos ensinar várias lições sobre o empreendedorismo, marketing, parcerias e universo de marca, que são essenciais a todo tipo de negócio.

Invista no seu produto

Um dos maiores trabalhos da FIFA é o trabalho e posicionamento da sua imagem e da marca como um todo.

Quando a FIFA surgiu, a sua proposta era ser uma instituição voltada para a associação de equipes de futebol, e atuava nessa área.

Anos depois, a FIFA viu o grande potencial na produção de eventos esportivos, criando assim uma marca de referência no mercado e cobrando pelos direitos de transmissão dos jogos.

Ainda falando sobre os ganhos, a FIFA tem como principal fonte de ganho as parcerias e patrocínios, os quais são voltados para a promoção das marcas, girando um grande volume de investimentos.

Outro detalhe que é importante é a questão da exclusividade do produto. Trazendo para o mundo empreendedor e prático, o produto e a publicidade que é feita são fundamentais para os lucros.

Por isso, quanto mais estratégicos forem os seus trabalhos de marketing e na qualidade do seu produto ou serviço, melhores serão os seus resultados.

Para aplicar essa premissa em sua empresa, você deve pensar: o que o meu produto ou serviço tem de diferente no mercado e frente a concorrência?

Assim, você identifica as oportunidades de crescimento para o seu negócio, tornando o seu produto ou serviço exclusivo e desejável.

Group of football fans at home enjoy and exult for team success - world championship

Mantenha a segurança da sua marca

Ainda falando sobre a importância e o trabalho de marca, é importante se atentar ao seu universo de marca e a segurança do seu negócio durante toda a história da copa do mundo.

A FIFA sempre trabalha com patentes e com produtos oficiais e exclusivos, garantindo a originalidade dos seus produtos.

Um dos grandes exemplos disso é o game FIFA, que foi projetado e patenteado pela EA Sports, sendo hoje um dos maiores jogos eletrônicos com a temática de futebol.

Anteriormente, a imagem do jogo eletrônico estava diretamente associada à instituição, a qual detinha os direitos da marca e patentes pelo nome do jogo.

Recentemente, foi noticiado em diversos sites de esportes que a EA Sports estava verificando a possibilidade de mudança no nome do jogo, o que influencia diretamente no posicionamento da marca como um todo.

Por isso, é fundamental que você esteja atento ao seu universo de marca, cores, logotipos, ideias e tudo o que seja original da sua marca, para que não sofra com a violação dos seus direitos autorais e plágio.

Tenha bons parceiros

Outra grande lição que a FIFA pode ensinar aos empreendedores é a construção de grandes parcerias ao longo de toda a jornada.

Exemplo disso são os parceiros e patrocinadores que compõem os eventos, incluindo a Copa do Mundo.

Sendo assim, bons parceiros e patrocinadores podem lhe dar grandes oportunidades de elevar o seu negócio, seja por meio de permutas, serviços, produtos ou tecnologia.

Além disso, você pode encontrar patrocinadores ou investidores que veem potencialidade em seu negócio, investindo um valor e pedindo em troca alguma porcentagem sobre os lucros obtidos.

Por isso, fazer contatos e ter um bom networking pode criar várias oportunidades de negócio.

Contudo, elas devem ser construídas de forma sólida e voltadas para o crescimento de ambas as partes, a fim de construir uma rede de apoio e construção de oportunidades.

Marketing e posicionamento de marca são fundamentais na história da copa do mundo

Por último, mas não menos importante, um bom planejamento de marketing e posicionamento de marca podem elevar o seu negócio a outro nível.

Na Copa do Mundo, a FIFA cria todo um universo de marca, com direito a mascote, camisetas e produtos oficiais e patenteados, todos eles voltados para a Copa.

O principal objetivo é fortalecer e criar um universo de marca único e envolvente, fazendo com que o público festeje e celebre o evento.

Sendo assim, o mais importante é que você crie o seu universo de marca, com expressões e tom de voz que o seu público entenda e se identifique.

Você verá que ao longo do tempo o seu público irá valorizar o seu produto ou serviço como referência no mercado.

Conclusão 

Perceba que a história da Copa do Mundo da FIFA é muito mais do que um evento esportivo de futebol com várias marcas e times envolvidos.

Assim, podemos aprender várias lições de empreendedorismo com a Copa do Mundo, as quais são completamente aplicáveis a qualquer tipo de negócios.

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