Você já ouviu falar sobre a história de Jonny Kim e toda a sua trajetória para se tornar astronauta?
Pode parecer um fato muito simplório, mas você verá que a história de Jonny Kim tem muito a nos ensinar e nos motivar.
Assim, para saber mais sobre Jonny Kim, leia este artigo até o final.
Quem é Jonny Kim
Jonny Kim é o primeiro astronauta coreano-americano da NASA, chegando a um patamar surreal e inacreditável, e por isso o seu nome se tornou bastante popular na internet.
Jonny Kim nasceu em 1984, em Los Angeles. Filho de pais imigrantes sul-coreanos, Jonny teve uma infância e uma adolescência bastante difíceis.
De acordo com uma entrevista sua para um podcast americano, a sua adolescência foi marcada por um pai muito trabalhador, e ao mesmo tempo bastante rude com a família.
Criado neste ambiente, Jonny sempre sonhou em oferecer proteção e segurança para a sua mãe e seus irmãos.
Alistamento na Marinha Americana
Motivado por este propósito, Jonny se alistou na Marinha americana logo após o fim do ensino médio, onde fez todo o treinamento básico e em seguida iniciou a sua jornada para se tornar um SEAL.
Segundo ele, o seu alistamento na Marinha foi um acaso, assim como todas as suas decisões ao longo da carreira.
Além disso, seu alistamento foi essencial para o seu crescimento pessoal, já que a responsabilidade de ser um SEAL lhe ensinou a ter coragem e perder todos os medos que ele tinha enquanto jovem.
Os SEALS são um grupo de fuzileiros que compõem as Forças de Operações Especiais da Marinha americana, os quais são enviados para diversas missões estratégicas ao redor do mundo.
O treinamento de um SEAL é um dos treinos mais pesados das forças armadas, pois testam o equilíbrio emocional do fuzileiro, sua concentração em momentos de alta tensão e o espírito de equipe.
Apesar de tudo isso, Jonny Kim se tornou um SEAL e recebeu várias condecorações pelo seu desempenho na Marinha.
Dentro da Marinha, Jonny se tornou médico de Operações Especiais de Combate, após se inscrever na Escola Médica de Harvard.
De SEAL à médico de operações especiais
Após várias missões no Oriente Médio, Kim foi para a Escola Médica de Harvard.
A sua decisão de iniciar a sua carreira como médico teve origem quando Kim teve que ajudar um amigo em combate, que foi baleado de forma grave no rosto.
De acordo com Kim, a situação do seu amigo era tão grave que seria necessário um cirurgião para ajudá-lo, embora ele tivesse feito tudo o que podia para ajudar o amigo.
Assim, Jonny Kim trabalhou como médico de urgência no Massachusetts General Hospital, até ser selecionado para fazer parte da NASA como astronauta.
Carreira na NASA
Em 2017, Jonny decidiu participar de um processo de seleção para compor o Grupo de Astronautas da NASA 22, iniciando o seu treinamento que teria a duração de 02 (dois) anos.
Em 2020, Kim se tornou oficialmente astronauta, sendo escolhido para fazer parte da Expedição 65 e do Programa Artemis, que tem como principal objetivo explorar Marte e a Lua.
De acordo com Kim, o seu maior desejo é deixar um legado para as crianças que têm o sonho de ser astronautas, mas que não acreditam que são capazes.
O que podemos aprender com Jonny Kim
Antes de tudo, é possível afirmar que a história de Jonny Kim tem muito a nos ensinar, tanto no quesito de persistência quanto em motivação.
Suas origens não definem o seu futuro
Uma das primeiras lições que podemos aprender com a história de Jonny Kim é que as suas origens não definem o seu futuro.
Algumas pessoas acreditam que estão fadadas ao fracasso e à uma vida limitada simplesmente por ter nascido em uma família pobre e sem condições.
Claro, uma pessoa de família pobre terá maiores dificuldades quanto às oportunidades de estudo, trabalho e crescimento na carreira, mas não é algo impossível.
Kim teve uma adolescência muito pesada, com um pai que trabalhava demais e que não dava carinho ou atenção, pois estava ocupado demais tentando ganhar o sustento da família.
Apesar disso, Kim não se acomodou, terminou os seus estudos e se alistou na Marinha americana, dando o primeiro passo da sua carreira.
Por isso, por mais que você tenha medo de não conseguir e de dar os seus primeiros passos, você deve ir em frente e deixar as suas limitações e crenças para trás.
Lembre-se que se você não tentar, jamais irá saber se conseguiu ou não, e é melhor tentar do que morrer arrependido.
Alcançar sonhos pode exigir alguns sacrifícios
Outra lição que podemos aprender com a história de Jonny Kim é que lutar pelos sonhos pode custar caro, e inclusive exigir sacrifícios.
Kim possui várias formações, e com certeza todas elas exigiram bastante esforço e estudo da sua parte para poder ser aprovado e se formar.
Crescer e fazer carreira na Marinha americana também exige muito esforço, tanto mental quanto físico, principalmente no caso dele, que tinha o sonho de se tornar um SEAL.
Perceba que desde sempre ele tinha o seu objetivo muito bem definido, e não se acomodou em aceitar pequenos cargos, sempre deu o melhor de si para alcançar os maiores lugares.
Outro detalhe que não podemos esquecer é que os sacrifícios podem vir antes e depois de você alcançar o seu sonho.
No caso de Kim, ele foi enviado em diversas missões no Oriente Médio, ficando longe das pessoas que amava e se dedicando a servir na Marinha, o que não é uma tarefa fácil.
Por isso, devemos pensar que mesmo após ele ter alcançado o seu sonho, ele continuou se sacrificando, estudando e cumprindo a sua missão com a mais alta excelência.
Não foi à toa que Kim recebeu várias condecorações enquanto militar, compondo o maior grupo de operações especiais da Marinha americana.
Por isso, por mais que o seu sonho seja “impossível”, dê o seu melhor e esteja preparado para assumir os sacrifícios e abdicar de alguns privilégios para investir no seu futuro.
Claro, tomar essa decisão pode te fazer perder amigos e pessoas que você ama, mas é fundamental que você pense no quanto você quer alcançar o seu sonho e o que ele representa para você.
Nunca é tarde demais para fazer o que ama
Kim também nos ensinou que nunca é tarde demais para fazer o que ama. Aos 37 anos, Kim se tornou o primeiro astronauta coreano-americano da NASA.
Antes disso, ele deixou três empregos para trás, investiu em várias formações distintas, deu o melhor de si em cada uma delas para fazer aquilo que tanto sonhou, que é fazer parte da NASA.
Por isso, nunca é tarde para começar de novo.
Se você já possui uma formação ou trabalha em algo e deseja viver coisas novas, não perca seu tempo e seu esforço com aquilo que não faz sentido para você.
Assim, busque o seu propósito e a sua realização até encontrá-la, nem que seja preciso começar várias vezes e aprender coisas novas.
Em algum momento, você irá encontrar o seu propósito.
Acredite no seu propósito
E por falar em propósito, essa é uma das lições que podemos aprender com a história de Jonny Kim: acreditar em nosso propósito.
Kim sempre foi motivado a melhorar de vida e ir além em sua jornada pelo seu desejo de dar segurança, proteção e uma vida melhor para a sua família.
Se você observar, toda a jornada de Kim foi motivada por servir e ajudar alguém, incluindo a própria nação.
Desde o início, Kim acreditou e seguiu firme em seu propósito, e isso o fez alcançar os maiores lugares por onde passou.
Trazendo para a nossa vida, saber qual a nossa missão e o nosso propósito é essencial para nos manter firmes na jornada.
Por isso, pare um instante e reflita sobre a sua missão e sobre o que você deseja para a sua vida.
Após pensar nisso, visualize o que é necessário para chegar ao topo dos seus objetivos e no que te move a continuar tentando, investindo e trabalhando.
Se for mais do que pagar as suas contas e sanar dívidas, você encontrou a sua missão.
Mas claro, não se cobre tanto, pois encontrar a missão e o propósito de vida pode levar bastante tempo, e pode estar muito além das páginas dos livros de auto ajuda.
Por isso, é muito importante que você se conheça muito bem e confie em si mesmo.
Acredite em si mesmo
Confiar em si mesmo pode ser um desafio e tanto, mas se você observar as histórias dos grandes nomes, empresários, jogadores e pessoas de destaque, você verá que a autoconfiança é comum a todos eles.
Por isso, você deve ser o primeiro a acreditar no seu potencial e nas suas ideias, pois se você não acredita, por que as outras pessoas devem acreditar?
Além disso, uma pessoa autoconfiante possui uma postura diferente, tanto para sair da zona de conforto quanto para resolver situações pontuais.
Por isso, acredite em si mesmo e no seu potencial, e cultive o seu amor próprio, pois você é o seu próprio combustível para alcançar os seus objetivos.
Para ser o melhor, você deve se reinventar
Outro detalhe muito importante para nos tornarmos melhores dia após dia é possuir a capacidade de se reinventar mediante os problemas e os momentos de crise.
Muitas vezes, enfrentamos momentos que parecem não ter solução e que as nossas forças se esgotaram. Contudo, a capacidade de se reinventar pode fazer surgir novas ideias e soluções para o que parecia perdido.
Por isso, se você sente que está ficando para trás em sua vida profissional, vê que está muito quieto em sua zona de conforto, pense em meios de dinamizar a sua vida.
Se possível, busque aprender e vivenciar coisas novas, fazer novos contatos e abrir a mente para o mundo fora da sua caixinha.
Ao olhar para fora, é possível enxergar um mundo de possibilidades e de soluções, inspirando-nos a ser melhores e nos redescobrir enquanto pessoas e profissionais.
Saia da sua zona de conforto
Outra grande lição da história de Jonny Kim é sair da zona de conforto, que inclusive está bastante ligada com o tópico anterior.
Os seres humanos, por natureza, buscam o equilíbrio, a estabilidade e o controle, buscando sempre maneiras seguras e confortáveis para lidar com as situações.
Entretanto, a zona de conforto pode lhe paralisar, já que nela você não sente a necessidade de mudar, fazendo surgir o sentimento de comodismo, até você se acostumar com a situação.
Pessoas que estão em busca do sucesso tem a habilidade de transformar todas as situações e sempre que se sentem muito paradas, arriscam o seu conforto e experimentam coisas novas.
Por isso, sair da zona de conforto pode ser extremamente vantajoso, pois a partir desse movimento podem surgir novas oportunidades de negócios e de carreira.
Não tenha medo do seu crescimento
Acima de tudo, crescer e ter sucesso pode ser assustador, ainda mais quando tudo está dando certo e fluindo bem.
Contudo, é importante que você não tenha medo de assumir responsabilidades e de arriscar, pois se você está onde está, é pelo seu trabalho e esforço.
Sendo assim, não deixe que as oportunidades passem sem você perceber. Apenas acredite que está no caminho certo e melhore sempre que for necessário, pois assim você verá os frutos do seu trabalho.
Conclusão
A história de Jonny Kim é muito inspiradora e pode nos ensinar várias lições de vida, de crescimento pessoal e profissional de forma genuína.
Por isso, pense sobre como tem levado a sua vida, seus objetivos e o que tem feito para alcançar os lugares que deseja.
Se ainda não está onde deseja, nunca é tarde para dar o primeiro passo. Portanto comece a sua jornada a partir de hoje e lembre-se que o seu futuro agradecerá, e que quando chegar no topo, se lembrará de quando começou.
Gostou? Se sim, segue lá no Instagram e se inscreve no canal do Youtube para ficar atualizado de todas as novidade do Investidor Sem Grife!
Para receber em primeira mão informações sobre meu livro clique aqui.